Como era esperado, começou a cobrança do imposto de importação de modelos híbridos e elétricos. Os 15% valem para unidades que cheguem ao país desde o dia 1º de janeiro de 2024 e a Kia já se adiantou e divulgou que não mudará os preços do Niro, Stonic e Sportage no mercado brasileiro. Mas vamos com calma.
No site da Kia, o Stonic 2023/2024, um híbrido-leve, está por R$ 139.990, com bônus de R$ 5.000 que o deixa por R$ 134.990. O Niro 2023/2024, o híbrido, custa de R$ 199.990 a R$ 228.990, mas este último, com bônus de R$ 9.000 e preço praticado de R$ 219.990. O Sportage 2023/2024, híbrido-leve, tem preços de R$ 228.990 e R$ 269.990 em suas duas versões, este sem promoção.
A Kia conseguiu segurar o aumento provavelmente com um estoque montado antes da virada do imposto. Com isso, a empresa garante que não aumentará os valores até o dia 31 de janeiro deste ano, sendo que os bônus para Niro e Stonic estão garantidos até o dia 15 de janeiro. A marca deve começar a repassar os 15% de imposto nos próximos lotes que chegarão ao país.
Isso deve se repetir com outras montadoras e importadoras, que se prepararam com estoques em 2023 para este começo de 2024, com um repasse do valor nos meses seguintes. Algumas conseguiram cotas de importação sem o imposto, mas são números que veremos ainda nos próximos dias e nem todas serão beneficiadas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem