Se 2023 foi um ano bastante agitado, o mesmo podemos esperar para 2024. Em duas partes, vamos mostrar os principais lançamentos de automóveis para o próximo ano, começando em ordem alfabética, de Audi a Jeep. Da montadora premium, passando por chinesas com elétricos e modelos de volume, a lista está boa.
Veja, além do texto, o vídeo acima. Alguns lançamentos já estão confirmados, outros ainda são especulações fortes no mercado, além de mais novidade que acabam aparecendo durante o ano e que ficaram bem guardados, principalmente nas importadores.
A Audi já confirmou que trará ao Brasil o novo Q6 e-tron no primeiro semestre do ano que vem. Como o nome diz, é totalmente elétrico e vai ficar entre o Q4 e-tron e o Q8 e-tron. Ao lado do novo Porsche Macan, estreará a plataforma PPE, desenvolvida para os modelos premium elétricos, mas preparada para volume.
Outra novidade já confirmada para 2024 é a Audi RS6 Performance, versão ainda mais esportiva da já nervosa perua da Audi que faz a alegria dos entusiastas. São 630 cv e já tem até preço de reserva: R$ 1.193.990.
A BMW já confirmou que terá 15 lançamentos em 2024, sendo que 4 nomes já foram revelados, começando pelo novo BMW i5. O sedã elétrico está confirmado para estrear por aqui no primeiro trimestre de 2024.
A dupla X2 e iX2 também desembarca no Brasil, estes no segundo semestre de 2024. Com a opção de motor a combustão e elétrico, ele cresceu e se aproximou mais do X1, devidindo diversos elementos.
A BMW ainda tem planejado para cá o M3 CS, que é uma versão ainda mais nervosa e voltada para as pistas do sedã esportivo. Outra estreia importante para o ano que vem deve ser o BMW XM, o super SUV grandão da marca que é híbrido, mas ainda tem motor V8 embaixo do capô.
Já em março, a marca deve começar a vender o por aqui o Seagull, que vai ser o menor e mais barato carro elétrico da marca por aqui. Seu nome deverá ser Mini Dolphin, aproveitando a popularidade do modelo maior em nosso mercado.
Da marca chinesa, também podemos esperar novidades para o Song, com uma versão mais barata que o Song Plus, mas ainda híbrido plug-in. O sedã Seal também pode ter novidades no próximo ano.
A primeira novidade da Chevrolet a chegar em 2024 deve ser a nova Spin, com previsão para o primeiro semestre. A minivan vai receber mais uma reestilização, com faróis divididos e será o primeiro nacional da Chevrolet a vir de série com painel de instrumentos digital.
No mesmo ano, tanto a S10 quanto o Trailblazer também receberão mais um facelift, ainda mantendo a mesma geração. Mas a expectativa é de que a dupla ganhe mais tecnologia embarcada pra competir com essa nova safra de picapes médias. Na eletrificação, um SUV elétrico é esperado, a depender da demanda e produção no México: Trailblazer ou Equinox.
O principal lançamento da Citroën em 2024 será o C3X. Já confirmado pela empresa, o SUV-cupê está em desenvolvimento tanto no Brasil quanto na Índia e compartilhará bastante com o C3 Aircross, inclusive o uso do motor 1.0 turbo com câmbio automático CVT. Outra novidade que a Citroën pode apresentar no ano que vem é o simpático Ami.
Para a Fiat, 2024 deve ser o ano em que eles devem começar a apresentar algum tipo de eletrificação para os seus carros nacionais. Dentro disso, há também o 500e Abarth, o compacto elétrico com mais potência e ajustes da divisão esportiva, este importado. O grande lançamento para o que vem deve ser mesmo a Titano, a primeira picape média da Fiat e derivada do projeto da Peugeot Landtrek.
Por aqui, deve ser oferecida sempre com cabine dupla, motor turbodiesel e tração nas quatro rodas com reduzida. E o pacote de equipamentos parece ser bem recheado, incluindo até câmera com visão 360, ar-condicionado de duas zonas e faróis de LED. O lançamento da Titano deve ser bem no começo de 2024.
Para 2024, a Ford deve apresentar aqui no Brasil a F-150 Raptor R. Se você achou que a Ranger Raptor não era nervosa o suficiente, vai ter uma picape grande com apetite pra pegar carro esportivo de verdade. E as novidades da F-150 devem continuar no ano que vem com um facelift, este já apresentado nos Estados Unidos.
Mais um novidade importante deve ser a chegada da nova geração do Mustang. O que era pra ter sido apresentado em 2023, acabou atrasando pela demanda nos Estados Unidos e, com o fim do Chevrolet Camaro, deve ganhar ainda mais espaço no mercado brasileiro por ser o único muscle car V8 vendido de forma oficial por aqui.
A GWM foi outra marca que fez a concorrência se mexer aqui no mercado brasileiro com seus SUVs híbridos, o Haval H6. Tanto que eles devem ser os primeiros carros nacionais da marca. Além disso, um dos lançamentos mais aguardados é a picape Poer, que ainda pode dar origem a um SUV. Se os planos da GWM se concretizarem, vai ser a primeira picape média híbrida e 4x4 do Brasil.
O novo CR-V atrasou, mas sua apresentação deve acontecer logo no começo de 2024. A grande novidade é que o novo CR-V chegará na versão híbrida, que usa um sistema igual ao visto no Accord e no Civic. Ou seja, tem um motor a combustão que na maior parte do tempo funciona só como gerador de energia para a propulsão elétrica.
Da parte de importados da empresa, sob responsabilidade da Caoa, virá o Palisade, um SUV grande com sete lugares. Ele vai ganhar uma nova geração no ano que vem e pode ser isso que a Hyundai está esperando pra trazer o carro para o Brasil. Outra novidade que deve chegar no ano que vem é o Ioniq five, um hatch elétrico relativamente grande, mas que se destaca mesmo por esse visual quadradão e a iluminação de LED bem pixelada.
A JAC também não vai ficar de fora e trará para o Brasil no ano que vem mais um carro elétrico. É o Yiwey 3, um hatch elétrico com porte de BYD Dolphin e do Ora 03, além de um SUV híbrido plug-in e a picape Hunter, esta com motor turbodiesel e tração 4x4 com reduzida para a briga com as demais picapes tradicionais do segmento.
Do mesmo jeito que a Ford F-150, Wrangler e Gladiator já receberam facelift nos Estados Unidos e, como são importados para o Brasil, também deve chegar por aqui no ano que vem. Mas as grandes estreias da Jeep para 2024 devem ficar para o Compass e o Commander.
A dupla de SUVs nacionais da marca vai receber o motor 2.0 turbo a gasolina da Ram Rampage, que entrega 272 cv. A gente já até flagrou esse Compass mais forte, que deve trazer até um nome novo de versão: Blackhawk.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Stellantis: vendas caem 20% e receitas recuam 27% no 3º trimestre