É difícil imaginar como a BMW poderia melhorar o já excelente M3 Competition, mas duas letras fazem toda a diferença. O emblema CS tem enfeitado a traseira dos esportivos da BMW desde o final da década de 1960 e, mais de meio século depois, eles ainda estão conquistando os entusiastas com suas proezas nas pistas.
Tudo começa com o motor. Os dois turbos do motor 3.0, 6-cilindros em linha, recebem um aumento de pressão de 1,7 para 2,1 bar, e alguns ajustes extras resultam em 40 cv a mais do que o M3 Comp e 70 a mais do que o M3 padrão. A potência final é de 550 cv e 66,3 kgfm, o que não parece muito nos dias de hoje (especialmente com um valor de torque inalterado), mas é muito.
O M3 CS é absolutamente arrasador na reta da Performance Driving School da BMW em Greenville, Estados Unidos. Ele leva apenas 3,2 segundos para atingir os 96 km/h, dois décimos de segundo mais rápido que o M3 Comp. E se você encontrar uma estrada longa o suficiente, ele atingirá uma velocidade máxima limitada de 300 km/h.
A única desvantagem é que a única caixa de câmbio disponível é a automática de oito marchas. Se você quiser o manual, terá que se contentar com o M3 padrão. Mas, como a caixa usa o mesmo mapeamento do M4 CSL, mais potente, ela fará as mudanças mais rápido do que você jamais faria.
A tração nas quatro rodas também é de série, mas o M3 CS tem uma excelente preferência para a tração traseira. O diferencial Active M da BMW permite que você transfira a maior parte da potência para a traseira - ou toda ela, se você for ousado - com o modo 4WD Sport e o Controle Dinâmico de Estabilidade desativados.
Mas esse carro é excelente nas curvas, independentemente de onde a potência vai parar. A direção elétrica ainda é tão leve quanto a do M3, mas, graças a alguns ajustes sutis para melhorar a capacidade de resposta, ela faz um trabalho melhor ao informar exatamente o que os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R estão fazendo. Você mal precisa mexer no volante para colocar o carro exatamente onde deseja; é como se o M3 CS soubesse exatamente para onde precisa ir.
E não há nenhum movimento da carroceria. O M3 CS permanece plano até mesmo nas curvas mais fechadas, graças à suspensão ultra-rígida que contrabalança todos o peso. Dito isso, o M3 CS é, na verdade, mais leve do que o M3 Comp, graças a uma boa quantidade de plástico reforçado com fibra de carbono no capô e no teto, o que realmente faz com que o carro pareça mais leve nas curvas.
Ao pisar forte nos freios de carbono-cerâmica opcionais, o M3 CS segura tão rapidamente quanto arranca. Mas para um carro de pista, oferecer freios de cerâmica de carbono como opção de US$ 8.500 é uma escolha estranha - eles deveriam vir de série. Caso contrário, o CS tem freios de aço tradicionais com pinças dianteiras de seis pistões e traseiras de quatro pistões.
Na estrada, há definitivamente algumas desvantagens do CS em comparação com o M3 padrão. O ajuste adicional da suspensão para uso em pista significa que você terá de se contentar com uma condução mais pesada. Os bancos M Performance embutido também não ajudam a amenizar o impacto, mas pelo menos eles têm ajuste elétrico e aquecimento. E, embora a direção pareça precisa na pista, ela se torna muito instável na cidade.
Mas isso é de se esperar do CS, considerando que é o M3 mais hardcore que o dinheiro pode lhe dar. E por US$ 119.695 (com frete), o M3 CS definitivamente não é barato, custando US$ 34.400 a mais que o M3 Competition, isso nos Estados Unidos. Se você é um corredor regular de fim de semana ou um profissional na pista de autocross, as sutis atualizações de desempenho do M3 CS fazem dele o sedã Bimmer ideal para reduzir os tempos de volta. Se tudo o que você está procurando é um passeio diário divertido, economize e leve o M3 normal.
O BMW M3 CS é esperado como uma das novidades da marca para 2024. Com a receita extra, deve pegar os clientes do M3 Competition que já buscam alguma novidade em seus carros sem perder o que já conhecem. Mas prepare o bolso. Se o M3 Competition já custa R$ 814.950, imagine esse M3 CS mais extremo.
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