As principais reestilizações e leves mudanças de 2023
Sem trocar de geração, alguns modelos apresentaram novidades no ano - mesmo que seja apenas uma grade
Não só de novos modelos e gerações viveu o mercado brasileiro em 2023. As reestilizações são formas de atualizar um produto para apresentar uma novidade a um público que já estava acostumado, mas sem o custo de uma nova geração totalmente renovada. Há as mais profundas, como o VW Virtus, ou apenas uma troca de grade e alguns detalhes, como o Toyota Corolla.
Listamos as principais apresentadas em 2023. Das marcas generalistas, foram oito lançamentos de reestilizações, um número que deverá ser maior no próximo ano ao ritmo que as novidades pós-2020 já estão chegando no seu meio de vida ou precisando de alguma renovação para voltar a ter força nas lojas.
Citroën C4 Cactus
É, chega a ser quase um exagero chamar o C4 Cactus de reestilização. Foram mudanças pontuais, como rodas e algumas cores exteriores, e modificações no interior como uma nova central multimídia, um carregador por indução e uma melhor utilização dos nichos e porta-objetos. Manteve os motores 1.6 aspirado e 1.6 turbo, ambos com a câmbio automático de 6 marchas.
Fiat Strada T200
Para marcar a chegada do motor turbo, as versões com a novidade receberam também um retoque visual. Na dianteira, o novo parachoque trouxe uma nova identidade, com direito a faróis de neblina em LEDs e uma grade colmeia. Está apenas nas versões com o motor T200, mas não espante se, em breve, todas as demais recebam essa dianteira retocada.
Nissan Versa
Importado do México, o Nissan Versa é um bom sedã compacto. Recebeu um novo parachoque, com uma parte central preta com detalhes cromados acompanhando os faróis. Novas rodas de 17" acompanham o conjunto, além de pequena alterações no interior, como carregador por indução e uma nova chave.
Renault Duster Plus
Nos 45 do segundo tempo de 2023, o Duster apareceu nas lojas com pequenas mudanças. Novos faróis em LEDs, novas rodas, nova lanterna e equipamentos, como os 6 airbags e carregador por indução, marcam o SUV compacto que tem nova posição na Renault, com a breve chegada do Kardian e o fim do Captur.
Toyota Corolla
Sim, o Corolla mudou em 2023. Uma nova grade em colmeia, novo desenho das rodas de 17" e um painel de instrumentos digital figuram entre as principais novidades do sedã. Líder disparado no segmento, a engenharia da Toyota trocou os pneus e recalibrou os motores 2.0 aspirado e 1.8 híbrido para ficarem mais eficientes.
VW Saveiro
Muito se esperou que a VW Saveiro mudasse mais, mas a picape compacta recebeu uma nova dianteira, com estilo mais robusto, novas lanternas e pequena alterações no interior. Aguardando uma nova geração no futuro, onde crescerá, não recebeu motor turbo ou câmbio automático dessa vez.
VW Tiguan Allspace
Antiga promessa, finalmente o Tiguan Allspace voltou ao mercado brasileiro. Nova dianteira, nova calibração do motor 2.0 turbo e novas peças no interior, como volante e acabamentos, marcam o SUV médio de sete lugares, ainda importado do México e com um público bastante fiel que, de certa forma, até queria mais.
VW Virtus
O sedã compacto mudou bastante. Até mais que o Polo, ficou refinado e completo, com diversas versões, inclusive com motor 1.0 turbo com câmbio manual até o Exclusive, com 1.4 turbo e acabamento mais cuidado. O que a VW não fez no Polo e Saveiro, dedicou ao Virtus, com certeza, e hoje é um dos melhores produtos nas lojas da marca.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot Landtrek 2025 recebe motor da Rampage e adianta futuro da Titano
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Jeep Commander muda na Índia após vendas fracas e rejeição do mercado
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Rolls-Royce Ghost 2025 renova design e tem 44.000 cores disponíveis