Não só de novos modelos e gerações viveu o mercado brasileiro em 2023. As reestilizações são formas de atualizar um produto para apresentar uma novidade a um público que já estava acostumado, mas sem o custo de uma nova geração totalmente renovada. Há as mais profundas, como o VW Virtus, ou apenas uma troca de grade e alguns detalhes, como o Toyota Corolla.
Listamos as principais apresentadas em 2023. Das marcas generalistas, foram oito lançamentos de reestilizações, um número que deverá ser maior no próximo ano ao ritmo que as novidades pós-2020 já estão chegando no seu meio de vida ou precisando de alguma renovação para voltar a ter força nas lojas.
É, chega a ser quase um exagero chamar o C4 Cactus de reestilização. Foram mudanças pontuais, como rodas e algumas cores exteriores, e modificações no interior como uma nova central multimídia, um carregador por indução e uma melhor utilização dos nichos e porta-objetos. Manteve os motores 1.6 aspirado e 1.6 turbo, ambos com a câmbio automático de 6 marchas.
Para marcar a chegada do motor turbo, as versões com a novidade receberam também um retoque visual. Na dianteira, o novo parachoque trouxe uma nova identidade, com direito a faróis de neblina em LEDs e uma grade colmeia. Está apenas nas versões com o motor T200, mas não espante se, em breve, todas as demais recebam essa dianteira retocada.
Importado do México, o Nissan Versa é um bom sedã compacto. Recebeu um novo parachoque, com uma parte central preta com detalhes cromados acompanhando os faróis. Novas rodas de 17" acompanham o conjunto, além de pequena alterações no interior, como carregador por indução e uma nova chave.
Nos 45 do segundo tempo de 2023, o Duster apareceu nas lojas com pequenas mudanças. Novos faróis em LEDs, novas rodas, nova lanterna e equipamentos, como os 6 airbags e carregador por indução, marcam o SUV compacto que tem nova posição na Renault, com a breve chegada do Kardian e o fim do Captur.
Sim, o Corolla mudou em 2023. Uma nova grade em colmeia, novo desenho das rodas de 17" e um painel de instrumentos digital figuram entre as principais novidades do sedã. Líder disparado no segmento, a engenharia da Toyota trocou os pneus e recalibrou os motores 2.0 aspirado e 1.8 híbrido para ficarem mais eficientes.
Muito se esperou que a VW Saveiro mudasse mais, mas a picape compacta recebeu uma nova dianteira, com estilo mais robusto, novas lanternas e pequena alterações no interior. Aguardando uma nova geração no futuro, onde crescerá, não recebeu motor turbo ou câmbio automático dessa vez.
Antiga promessa, finalmente o Tiguan Allspace voltou ao mercado brasileiro. Nova dianteira, nova calibração do motor 2.0 turbo e novas peças no interior, como volante e acabamentos, marcam o SUV médio de sete lugares, ainda importado do México e com um público bastante fiel que, de certa forma, até queria mais.
O sedã compacto mudou bastante. Até mais que o Polo, ficou refinado e completo, com diversas versões, inclusive com motor 1.0 turbo com câmbio manual até o Exclusive, com 1.4 turbo e acabamento mais cuidado. O que a VW não fez no Polo e Saveiro, dedicou ao Virtus, com certeza, e hoje é um dos melhores produtos nas lojas da marca.
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