Confirmado pela Renault no início do mês, o inédito SUV médio que será produzido em São José dos Pinhais (PR) a partir do ano que vem aos poucos começa a perder o status de segredo. Fruto dos mais de R$ 2 bilhões que a marca investirá no Brasil nos próximos anos, o modelo terá carroceria com estilo cupê e chegará ao mercado dentro da estratégia de priorizar produtos de maior valor agregado e margens de lucro mais folgadas.
Não à toa, o crossover será maior que o Duster e ocupará posição de topo dentro do portfólio brasileiro da Renault. A meta será brigar com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e companhia. Detalhes do design ainda são desconhecidos, mas projeção recentemente publicada pelo site Motor.es, da Espanha, fornece ideia geral do que está por vir.
A imagem retrata o modelo como Dacia, mas no Brasil obviamente teremos o veículo com o logotipo da Renault. A carroceria terá traços característicos de cupês, incluindo traseira com caimento diferenciado, spoiler integrado e linha de cintura alta.
Destaque ainda para as proporções bem definidas, vincos bem marcados e elementos de design emprestados de lançamentos recentes. A base será a versão do produção do Bigster, que já inspirou a nova geração do Duster e deverá emprestar ao cupê partes como portas dianteiras e para-brisas.
A plataforma será a conhecida CMF-B, que já sustenta o Kardian e servirá a todos os outros novos modelos da Renault para o Brasil (incluindo a picape Niágara, sucessora da Oroch). A base dará suporte para a adoção de conjuntos mecânicos híbridos, sejam do tipo híbrido-leve, full ou plug-in. Entre as possibilidades, destaque para a tecnologia E-Tech Hybrid 4x4, que combina motor a combustão na dianteira com propulsor elétrico no eixo traseiro. O câmbio será automatizado EDC de dupla embreagem e 6 marchas (o mesmo do Kardian).
Renault Rafale 2024
Toda produção será concentrada na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Além do Brasil, o SUV-cupê será exportado para diversos outros mercados da América Latina. A estreia global acontecerá aqui e está programada para a segunda metade de 2024. O nome de batismo escolhido, porém, ainda não foi revelado.
Fonte: Motor.es
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
História automotiva: uma viagem no tempo com o Renault 4 original
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Anti-Compass da Renault tem motor HORSE, mas Brasil terá solução própria
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Ao vivo em Paris: Renault Emblème adianta os futuros carros da marca