O Grupo Volkswagen está revivendo o icônico nome Scout na forma de um SUV elétrico - ou RUV, "Rugged Utility Vehicle" - e uma picape elétrica. Esses dois veículos off-road serão construídos em uma fábrica dedicada à Scout nos EUA a partir de 2025 e deverão ser colocados à venda logo em seguida, em 2026.
Ainda estamos muito nos estágios iniciais da vida desses dois veículos, mas já vimos alguns teasers que nos dão uma ideia de como poderão ser os dois primeiros veículos da renascida marca Scout. A Volkswagen está convencida de que ambos serão capazes de fazer trilhas e que o preço e o desempenho estarão alinhados com outros SUVs voltados para o off-road.
Ainda há muito o que aprender sobre o utilitário esportivo Scout e sua irmã picape até o momento em que entrarem em produção, mas aqui está tudo o que você precisa saber nesse meio tempo.
Os primeiros teasers do utilitário esportivo Scout mostram um visual bastante quadrado com balanços mínimos, quatro portas e uma curta distância entre eixos. Visualmente, o modelo seguirá o exemplo do Ford Bronco, recriando o International Harvester Scout original da década de 1960 com algumas sugestões de design moderno. Um esboço revelado em junho mostra uma linha de cintura alta e uma estética quadrada tanto para o caminhão quanto para a picape, semelhante ao Rivian R1T e ao Bronco.
No início deste ano, conversamos com Chris Benjamin, o recém-nomeado diretor de design, que forneceu algumas informações sobre a aparência dos dois veículos:
"Sabe, muito do que você vê nos veículos off-road é algo do tipo: 'Vamos sair, vamos conquistar o mundo off-road, vamos passar por cima das rochas', e o Scout não se trata disso", observa Benjamin. A marca tem mais a ver com a comunidade e com a união das pessoas. Portanto, isso também será levado em conta na linguagem do design, sem tentar parecer excessivamente agressivo."
Chamamos um designer para ajudar a dar vida a esses teasers e a essa ideologia, e o resultado é um SUV elétrico robusto com um toque retrô. Esperamos que a versão final de produção seja tão boa quanto essa. O interior do SUV Scout continua sendo um mistério, mas os elementos tradicionais comuns em outros veículos off-road devem estar presentes no interior. Tapetes emborrachados, assentos de vinil e impermeabilização extensiva são quase certamente parte da fórmula, com um pouco de tecnologia avançada.
O SUV e a picape da Scout serão ambos elétricos. Mas, embora a VW já tenha uma versão com motor duplo e tração integral de sua plataforma MEB em produção, a Scout usará uma plataforma totalmente exclusiva desenvolvida especificamente para o fora-de-estrada, de acordo com uma entrevista do CEO Scott Keogh ao site TechCrunch.
Uma configuração de motor duplo com tração nas quatro rodas é quase garantida, mas configurações de três e quatro motores não estão totalmente fora de cogitação, desde que a Scout consiga manter o preço razoável. E essa plataforma poderia ser levada para outros modelos do Grupo VW. Segundo informações, a Audi está considerando um rival para o Mercedes-Benz Classe G elétrico com um SUV baseado no Scout. E sabemos que outros elementos serão compartilhados dentro do portfólio da VW.
Para competir com o Bronco e o Jeep Wrangler, o utilitário esportivo Scout teria que ter um kit off-road pesado, como um diferencial traseiro blocante e uma suspensão de longo curso. Esse veículo elétrico também precisaria ser capaz de rebocar e transportar e ter autonomia suficiente para ir às trilhas e voltar.
Alguns veículos elétricos atuais que usam a arquitetura elétrica MEB da VW têm mais de 500 km de alcance. Mas o SUV Scout deve oferecer mais de 650 km de autonomia quando for lançado. E em termos de potência, 300 cv seria uma aposta segura que colocaria o Scout em uma competição relativa com o Bronco de entrada que tem 275 cv e o Jeep Wrangler de 285 cv.
A VW quer manter o preço de seu SUV elétrico competitivo com a safra atual de de modelos desta categoria, como o Bronco e o Wrangler. Com isso, o CEO da Scout, Scott Keogh, confirmou na mesma entrevista com o TechCrunch que o SUV custará US$ 40.000 (R$ 195 mil) ou "um pouco mais do que isso". Ainda não está claro se a Scout oferecerá configurações de duas e quatro portas, mas as imagens do teaser mostram uma de quatro portas, o que sugere algo mais próximo, em termos de preço, das versões de quatro portas do Bronco e do Wrangler.
O Grupo VW está construindo uma fábrica dedicada ao Scout em Columbia, Carolina do Sul (EUA). A instalação de US$ 2 bilhões abrigará o utilitário esportivo e a picape Scout, mas outros modelos poderão vir em seguida. A montadora diz que será capaz de construir até 250.000 veículos por ano e que a fábrica criará 4.000 empregos permanentes na área.
A plataforma real do SUV será desenvolvida na Áustria junto com a Magna Steyr, que atualmente é responsável pela produção de veículos como o Mercedes-Benz Classe G, Toyota Supra e outros. A VW está investindo US$ 492 milhões no desenvolvimento do SUV e da picape, mas toda a montagem ainda ocorrerá nos EUA.
Poderemos ver o primeiro protótipo do utilitário esportivo Scout já no próximo ano. Os primeiros protótipos devem aparecer no final de 2024, antes da produção em 2025 e uma data de venda realista seria no final de 2026. Keogh também confirmou que o SUV viria primeiro e uma picape elétrica maior viria "logo em seguida".
Não está claro exatamente como a Scout planeja vender seus novos off-roaders elétricos; a National Automobile Dealers Association e várias associações estaduais entraram em contato com a VW com perguntas sobre como a marca Scout será vendida no varejo nos EUA, mas nada foi confirmado. Com a tendência atual de crescimento das vendas on-line de veículos elétricos, a Scout poderia seguir um caminho semelhante.
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