A Toyota prepara para breve importantes atualizações tecnológicas dentro da linha RAV4. Apesar de ainda não oficializadas pela marca, as novidades foram recentemente descobertas pelos colegas do Motor1.com Espanha e consistem, em especial, na adoção de novo novo sistema de entretenimento. Batizado de Toyota Drive+ Link, o recurso chegará ao SUV para promover avanços em termos de conectividade, qualidade gráfica e usabilidade.
O primeiro mercado a receber a novidade será a Europa. Por lá, a tela atual de 10,5 polegadas será substituída por uma nova interface de 12,3" polegadas. Com formato mais horizontalizado, a novidade abrigará recursos como navegação com realidade aumentada, assistente de voz, aplicativos, streaming de vídeo, hotspot Wi-Fi 4G e atualizações OTA (remotas). No Brasil, a central do RAV4 tem apenas 8 polegadas.
No mais, o RAV4 continuará sendo oferecido em mercados europeus nas variantes híbrida plug-in PHEV com potência de 309 cv e 75 km de autonomia elétrica WLTP, bem como híbrido tradicional de 222 cv com tração integral AWD e dois motores elétricos (a mesma oferecida no Brasil). O lançamento da nova central por lá é aguardado para breve.
Ao mesmo tempo em recebe atualizações tecnológicas na geração atual, o RAV4 está com projeto de uma linhagem inteiramente nova em curso. Apesar do segredo, tudo indica que a encarnação sucessora será revelada no final de 2024 ou, no mais tardar, início de 2025. O design ficará mais agressivo e com linhas mais dinâmicas. A inspiração virá dos lançamentos mais recentes da Toyota, como a nova geração do Prius e os elétricos da linha bZ. Os faróis serão bem recortados, com assinatura de LEDs e frente pontiaguda.
Toyota EPU Concept
Outra novidade da nova geração será a ampliação da família. Segundo rumores, a Toyota entrará para o segmento de picapes monobloco e terá representante inédita para enfrentar Ford Maverick, Fiat Toro e Hyundai Santa Cruz. O novo modelo nascerá da próxima linha do RAV4 e compartilhará com o SUV diversos componentes. Nesse sentido, um estará para o outro como Maverick e Bronco Sport ou Santa Cruz e Tucson, por exemplo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Nova geração do Toyota RAV4 mudará pouco para manter receita de sucesso
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional
Toyota RAV4 completa 30 anos como SUV best-seller; relembre trajetória