A plataforma C-Cubed da Citroën está encarregada de dar uma injeção de ânimo nas vendas da marca no Brasil. Além do C3, a marca já apresentou por aqui o C3 Aircross com opção de 7 lugares também. No entanto, a marca nunca escondeu que sua intenção era a de oferecer 3 modelos derivados deste projeto.
Ainda novembro, flagras na Índia já adiantavam que este terceiro carro derivado da plataforma C-Cubed poderia ser um SUV cupê. O mercado indiano é outro além do brasileiro que está se usufruindo dos produtos derivados deste projeto. A novidade agora é que este SUV cupê da Citroën acabou de ser flagrado já em testes no Brasil. As imagens foram feitas pelos colegas do Auto Tempo e publicadas nas redes sociais.
O flagra ainda mostra o novo SUV cupê da Citroën sob pesadas camuflagens na traseira, que deve ser a grande mudança em relação ao C3 e ao C3 Aircross. Uma espécie de caixote montado sobre o teto estica as linhas do carro. No entanto, as curvas da coluna C nas laterais denunciam o caimento do teto. A dianteira, com os faróis divididos, lembram muito as peçaso utilizadas pelo C3 Aircross.
O flagra foi realizado na região de Belo Horizonte (MG), próximo à fábrica de Betim da Stellantis. Dentro do grupo, a Citroën tem compartilhados os locais de desenvolvimento com outras marcas, como Fiat e Jeep. Falando nisso, as fotos mostram que o novo SUV cupê da Citroën, apelidado temporariamente de C3 X, terá um porte um pouco menor que o do Fiat Fastback, até mesmo para não gerar competição dentro do catálogo do Grupo Stellantis. Pelo visto, será um rival mais próximo para o Volkswagen Nivus.
Apesar de ainda ser muito cedo para falar a respeito da motorização que a Citroën utilizará em seu novo SUV cupê, o compartilhamento da plataforma deverá impor alguns limites do que pode ser utilizado. O C3 hatch usa o 1.0 aspirado de três cilindros da Fiat, que pode ser muito pouco para a proposta do SUV cupê. O 1.6 aspirado também aparece no hatch, mas sua idade pode fazer com que a Stellantis o descarte no C3 X.
A maior probabilidade é de que o novo SUV cupê da Citroën repita a estratégia do C3 Aircross, oferecendo apenas motorização turbinada e câmbio automático. No modelo de 7 lugares, utiliza-se um 1.0 turbo flex capaz de entregar até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sendo associado à transmissão automática do tipo CVT. Esse conjunto também é encontrado em Fiat Pulse, Fastback e Strada, por exemplo.
Fonte: Auto Tempo no Instagram
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