No último mês de novembro, a produção de motocicletas no Brasil atingiu um marco significativo, registrando seu melhor desempenho para o mês em uma década de acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo)
No mês passado, 131.947 unidades foram fabricadas nas linhas de montagem das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Esse volume representa um aumento de 2,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior e mantém-se praticamente estável em relação aos números de outubro, marcando o melhor desempenho desde 2013.
No acumulado do ano, a produção totalizou 1.454.955 unidades, refletindo um crescimento significativo de 9,6% em relação ao mesmo período de 2022. Esse resultado estabelece um recorde de produção em 11 anos, evidenciando o esforço contínuo da indústria em superar desafios, como os impactos da seca no Rio Amazonas, que atrapalhou a distribuição das motos produzidas.
Marcos Bento, presidente da Abraciclo, destaca que a indústria enfrentou as adversidades da estiagem com sucesso, minimizando seus impactos por meio de alternativas logísticas.“Os impactos foram minimizados, graças ao esforço da indústria em buscar alternativas logísticas para manter o mercado abastecido”, ressaltou.
Bento ainda afirmou que a procura por motocicletas tende a permanecer em ascensão nos próximos meses, impulsionada pelo seu preço acessível, economia e baixo custo de manutenção, além de ser uma opção para evitar congestionamentos nas grandes cidades. Com base nos resultados positivos alcançados, a Abraciclo estima encerrar o ano com a produção total de 1.560.000 motocicletas, representando um aumento de 10,4% em relação a 2022.
No que diz respeito às vendas no varejo, o emplacamento de motocicletas em novembro totalizou 130.514 unidades, registrando um crescimento de 5,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este é o melhor resultado para o mês desde 2011. No entanto, em relação a outubro, houve uma queda de 5,2%.
Ao analisar o ranking de emplacamentos por categoria, as motocicletas categorizadas como street pela Abraciclo mantiveram sua liderança, representando 49,3% do mercado, seguidas por trail, motoneta e scooter. As médias diárias de vendas alcançaram 6.526 unidades por dia em novembro.
CATEGORIA | NOVEMBRO 2022 | OUTUBRO 2023 | NOVEMBRO 2023 | VARIAÇÃO C/A | VARIAÇÃO C/B |
---|---|---|---|---|---|
STREET | 64.577 | 67.893 | 64.345 | -0,4% | -5,2% |
TRAIL | 23.312 | 24.663 | 23.430 | 0,5% | -5,0% |
MOTONETA | 18.566 | 22.960 | 22.677 | 22,1% | -1,2% |
SCOOTER | 9.140 | 12.304 | 10.772 | 17,9% | -12,5% |
NAKED | 2.332 | 3.272 | 3.050 | 30,8% | -6,8% |
BIG TRAIL | 2.010 | 2.278 | 1.961 | -2,4% | -13,9% |
CICLOMOTOR | 1.801 | 2.621 | 2.614 | 45,1% | -0,3% |
CUSTOM | 805 | 953 | 914 | 13,5% | -4,1% |
SPORT | 495 | 542 | 526 | 6,3% | -3,0% |
TRICICLO | 109 | 180 | 156 | 43,1% | -13,3% |
TOURING | 67 | 74 | 69 | 3,0% | -6,8% |
QUADRICICLO | 0 | 0 | 0 | 0,0% | 0,0% |
TOTAL | 123.214 | 137.740 | 130.514 | 5,9% | -5,2% |
Quanto às exportações, em novembro, o Polo de Manaus enviou para fora do Brasil 1.436 motocicletas, marcando uma redução expressiva de 61,1% em comparação ao mesmo mês do ano anterior e 28,8% em relação a outubro. No acumulado do ano, as exportações apresentaram uma retração de 38%, totalizando 31.862 motocicletas enviadas para o exterior.
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