A General Motors confirmou desde o início do ano que abandonará pouco a pouco o uso das conexões Apple CarPlay e Android Auto em seus veículos. A medida vale especialmente para elétricos e já começou a ser colocada em prática em lançamentos recentes, como o Chevrolet Blazer EV. Em entrevista, um dos principais executivos do grupo explicou as razões que levaram à decisão e deu mais detalhes sobre a estratégia da empresa para conectividade.
Tim Babbit, chefe de produto de entretenimento da GM, explicou que tanto o Apple CarPlay quanto o Android Auto têm apresentado falhas técnicas. "Eles têm problemas de estabilidade que se manifestam como conexões ruins, renderização ruim, respostas lentas e conexões perdidas. E quando o CarPlay e o Android Auto têm problemas, os motoristas pegam seus telefones novamente, tirando os olhos da estrada e anulando totalmente o propósito desses programas de espelhamento. Resolver esses problemas às vezes pode estar além do controle da montadora", afirmou.
No lugar das conhecidas plataformas, os próximos EVs da GM usarão um sistema de entretenimento próprio e desenvolvido em parceria com o Google. Batizado de Ultifi, o recurso executa diversos aplicativos integrados do próprio Google e tem o Google Maps como aplicativo de navegação nativo. A ideia aqui é que o usuário tenha todos os aplicativos do telefone integrados ao sistema de entretenimento e possa usar os controles de voz para operá-los.
A GM afirma que os futuros sistemas avançados de assistência ao motorista serão melhor implementados usando software próprio. Como exemplos, a empresa cita funções de navegação mais avançadas compatíveis com Super Cruise e Ultra Cruise. A empresa afirma ainda que o sistema será facilmente atualizável para novos recursos, tanto da própria montadora quanto de empresas terceirizadas.
Como mencionado, a retirada do Apple CarPlay e do Android Auto só se aplica a veículos elétricos e não acontecerá de maneira imediata. Apenas EVs novos, a partir do Blazer, contarão com a novidade. Ou seja, Equinox EV, GMC Sierra EV, Cadillac Celestiq e os próximos que ainda não foram apresentados.
Chevrolet Equinox EV 2024
Após as declarações de Babbit, a GM foi bastante criticada e emitiu nota onde afirmou que as falas foram mal interpretadas. “Queríamos entrar em contato para esclarecer que temos valiosas parcerias com Apple e Google e que priorizamos a segurança do motorista. A estratégia de entretenimento incorporada pela GM é impulsionada pelos benefícios de ter um sistema que permite maior integração com o ecossistema dos nossos veículos".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Hyundai e GM podem passar a desenvolver novos carros em conjunto
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
GM anuncia R$ 5,5 bi e estreará seus híbridos flex em 2025