Devido a desafios tecnológicos e jurídicos significativos, os veículos totalmente autônomos ainda estão a anos de distância para os consumidores. No entanto, esses mesmos problemas não afetam os militares que operam veículos específicos em terrenos bem desafiadores. A Kodiak Robotics está apresentando a primeira plataforma de protótipo militar autônomo da empresa que permite que uma Ford F-150 navegue sem um ser humano ao volante.
A Kodiak entregou sua primeira F-150 autônoma para as forças armadas em novembro, como uma plataforma de teste para inovações futuras. O Exército dos EUA está avaliando a tecnologia para missões de reconhecimento, vigilância e alto risco. A próxima etapa é a implementação do sistema nos veículos criados para esse fim que as forças armadas utilizam.
A Kodiak preparou esse caminhão autônomo em apenas seis meses porque adaptou a tecnologia de condução autônoma que a empresa já estava testando em caminhões. A chave para esse sistema é o DefensePod, as saliências que você vê em cada lado da F-150 nas fotos acima. Elas são uma solução modular, o que significa que a Kodiak pode adaptar o sistema a outros veículos, não apenas às picapes da Ford. A versão final dessa tecnologia usaria veículos com especificações militares.
Somente modificações mecânicas para a F-150 permitem que o equipamento de condução autônoma faça interface com os computadores da caminhonete. Há também ajustes na suspensão para que a picape tenha um melhor desempenho fora da estrada.
Os sensores do DefensePod usam uma mistura de radar, Lidar (um sistema de sensor a laser) e câmeras para operar um veículo de forma autônoma. A Kodiak diz que o sistema pode funcionar em áreas sem sinal de GPS e levar a caminhonete através de rochas, poeira, lama e água. É possível até mesmo assumir o controle remotamente ou deixar um ocupante dirigir normalmente.
A Kodiak afirma que os soldados podem fazer a manutenção dos DefensePods com o mínimo de treinamento, permitindo que os militares os mantenham em funcionamento se algo acontecer durante uma missão. A troca de peças leva até 10 minutos.
A Ford não é uma colaboradora neste projeto. A Kodiak escolheu a caminhonete simplesmente por causa de seu histórico comprovado.
"A Kodiak escolheu a F-150 com base em uma análise de todo o setor sobre o melhor veículo a ser usado nesse programa", disse Nathaniel Parker, gerente geral do setor público e de defesa da Kodiak Robotics, ao Motor1.com. Eles escolheram essa picape porque era uma boa base de referência. Ela tinha espaço suficiente para acomodar os computadores necessários e tem um bom desempenho fora da estrada.
Basicamente, trata-se de uma prova de conceito para ser avaliada pelos militares. No futuro, a Kodiak aplicaria essa tecnologia a veículos militares reais.
Fonte: Kodiak Robotics via Car Buzz
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