Anfavea prevê crescimento da indústria em 2024 e confirma Salão do Automóvel
Associação levou em consideração a situação econômica mais otimista no Brasil nos últimos meses
A Anfavea divulgou nesta quinta-feira (7) as projeções para a indústria automobilística em 2024 com leve otimismo. A associação também confirmou o retorno do Salão do Automóvel em São Paulo no mês de novembro. Considerando o cenário macroeconômico com juros em queda, inflação controlada e crescimento do PIB, a Anfavea projeta crescimento de 7% no volume de emplacamentos em 2024.
Em relação à produção, a Anfavea estima que o volume de veículos produzidos em 2024 possa chegar a 2,47 milhões de unidades, o que significa crescimento de 4,7%. Para as exportações, a projeção também aponta para um crescimento de 2%, mesmo com o cenário ainda desconhecido do principal país que recebe os carros produzidos no Brasil.
“A Argentina viveu dois momentos: um durante a campanha e um pós campanha, que vem se mostrando um discurso mais suave em relação ao Mercosul e também à relação Brasil e Argentina”, disse Márcio de Lima Leite, Presidente da Anfavea, quando questionado sobre o novo cenário político no país vizinho.
Salão do Automóvel confirmado em 2024
A Anfavea também confirmou que o Salão do Automóvel retornará em 2024. Será em novembro na cidade de São Paulo, mas o local ainda não está definido. O pavilhão do Anhembi, que está sendo amplamente modernizado, segue como principal candidato.
“Fizemos vários eventos durante o ano de 2023, como o evento de elétricos em Brasília, sediamos um evento da OICA (Organização Internacional dos Construtores de Automóveis) no Brasil e nós vimos que o Brasil tem muita coisa para mostrar para o mundo. Outros mercados querem saber como a gente mede a descarbonização, do poço a roda, nossas tecnologias”, disse Leite.
“O Salão vai ser em outro formato, não vai ser no formato de Salão do Automóvel, vai ser um formato de evento de tecnologia onde a gente vai mostrar para o mundo o que Brasil tem. Se nós queremos ser um país exportador, e seremos, nós temos que mostrar a nossa tecnologia”, completou.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
"Criança problema", Maserati diz ter plano para sair da crise
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Novo motor 2.2 turbodiesel da Rampage é o mesmo da Fiat Titano?