JD Power elenca principais razões que fazem clientes rejeitarem elétricos
Falta de infraestrutura e altos preços estão entre as principais reclamações identificadas em estudo
Conhecida empresa norte-americana de análise de dados, software e inteligência do consumidor, a JD Power identificou em estudo recente as principais reclamações apontadas pelo público sobre o mercado de carros elétricos. Na pesquisa, foram relatadas diferentes razões para rejeição inicial à aquisição de EVs e apontados os caminhos que devem ser tomados pelos montadoras para superação das principais dificuldades.
De acordo com a JD Power, o estudo foi conduzido a partir de relatos colhidos de clientes norte-americanos que consideram adquirir um veículo elétrico em breve. A maioria das reclamações citadas pelas pessoas - pelo menos 7 entre 10 - têm relação direta com a falta de disponibilidade de estações de carregamento. A infraestrutura de recarga ainda é deficitária em diversas regiões e representa ponto crítico para popularização dos EVs.
Outras reclamações listadas foram o tempo necessário para recarregar completamente as baterias (dependendo da fonte e do veículo, pode levar horas), a autonomia limitada (que dificulta viagens a longas distâncias) e o desempenho inadequado diante de condições ambientais extremas (como temperaturas altas ou baixas demais). O preço também foi um entrave bastante relatado, já que a maioria dos elétricos custa bem mais do que os seus equivalentes a combustão.
Outra observação realizada pela JD Power diz respeito aos números comerciais. Segundo a consultoria, mesmo com vendas recordes relatadas por algumas fabricantes, o ritmo de avanço dos elétricos no mercado como um todo ainda é bastante lento. Os EVs ainda estão em fase de “adoção inicial”, diz a empresa, e representam apenas 8,2% do total de vendas de veículos novos nos Estados Unidos.
Previsões indicam que a participação crescerá para 13% até ao final do próximo ano, 19% até ao final de 2025 e 24% até ao final de 2026.
Chevrolet Equinox EV deverá custar a partir de US$ 30.000 quando chegar ao mercado
Além disso, a pesquisa identificou que há poucas opções de SUVs compactos e médios elétricos de marcas generalistas. A escassez é um ponto sensível, já que o segmento é justamente o mais popular atualmente nos EUA. Segundo a JD Power, apenas 6% de todos os SUVs compactos não premium vendidos no mercado norte-americano são EVs. Não prática, são poucos os crossovers elétricos generalistas que podem ser comprados por menos de US$ 40.000.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BYD Song Plus Premium x GWM Haval H6 PHEV34: as principais diferenças
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Jeep desiste do Cherokee elétrico e lançará nova geração híbrida
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Electric Days: BorgWarner planeja produzir carregadores rápidos no Brasil