Fiat Titano revela seu design e chega em 2024 para enfrentar Hilux e Ranger
Picape média baseada em modelo da Peugeot será produzida no Uruguai e terá motor 2.2 turbodiesel
Após anos de espera, a Fiat finalmente vai entrar no segmento das picapes médias no Brasil com a chegada da Titano. A caminhonete havia sido prometida para este ano e foi revelada aos poucos. Acabou adiada para 2024 e, enquanto lançamento não acontece, a fabricante decidiu divulgar uma imagem finalmente revelando a parte frontal do modelo, além de comentar alguns detalhes sobre seu posicionamento.
As primeiras imagens mostram que a Fiat Titano realmente não negará seu parentesco com a Peugeot Landtrek, mantendo o mesmo design e mudando somente alguns detalhes. A versão da Fiat mexe um pouco na grade, tirando a borda cromada nas laterais e o desenho interno da grelha, além de obviamente tirar o logo do leão para o da fabricante italiana. De resto, é igual à Landtrek, até mesmo com a iluminação em LED na vertical logo abaixo do farol, o conhecido estilo “dente de leão” que a Peugeot usa em todos os seus carros.
A Fiat Titano...
... e a Peugeot Landtrek, na qual foi baseada.
O comunicado enviado no Brasil não dá muitos detalhes, apenas afirmando que a picape irá focar em “design, tecnologia e capacidade off-road no Brasil e eficiência de combustível e força na Argélia”, por conta de “diferentes motorizações de acordo com o mercado”. Ao mesmo tempo, a Fiat na Argélia iniciou a pré-venda no país, com o motor 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgfm, exatamente o mesmo usado pela Landtrek no mercado global.
Não é nenhuma surpresa que a Titano no Brasil tenha outro motor. Desde os primeiros rumores envolvendo a versão da Peugeot, já falava-se de utilizar o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, que equipa a linha de vans da Stellantis no país, como Citroën Jumper, Fiat Ducato e Peugeot Boxer. Deverá utilizar um câmbio de 6 marchas, manual ou automático, e com tração 4x4.
Outra diferença que se espera para a Titano para o Brasil é a ausência de versões de cabine simples, sendo oferecida somente com cabine dupla, para aproveitar melhor a capacidade de produção da fábrica de Nordex (Uruguai).
A Fiat Titano será a opção mais cara entre as picapes da marca no país, posicionada acima da Toro – há até quem diga que a Toro ficará com somente uma versão a diesel para abrir espaço para a irmã maior. Hoje, a Toro chega a R$ 210.990 na versão Ultra. Considerando que hoje as picapes médias partem de R$ 240 mil com cabine dupla, a Titano deve custar algo na mesma faixa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid agora usam motor 1.3 Firefly de 107 cv
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Fiat argentina confirma reestilização de Toro e Cronos
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Fim de linha? Fiat Pulse com câmbio manual sai do site
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Fiat Fastback acompanha Jeep e fica mais fraco, Abarth não