A Renault produzirá um inédito SUV médio no Brasil. Ricardo Gondo, Presidente da Renault do Brasil, fez o anúncio nesta segunda-feira (4) durante as comemorações do aniversário de 25 anos da montadora no Brasil. De acordo com o executivo, se trata de um SUV inédito no mundo.
O novo modelo será fruto de um novo ciclo de investimentos que somam R$ 2 bilhões, que somados aos aportes anteriores, representa o montante de R$ 5,1 bilhões no período de 2021-2025.
Poucos detalhes foram revelados sobre o novo SUV. As únicas confirmações são a de que utilizará a plataforma modular CMF-B, terá porte médio (segmento C), 100% novo, terá DNA Renault e será uma ampliação da gama. Gondo também confirmou que o SUV será exportado para todos os mercados da América Latina, mas não divulgou se será produzido em outras regiões.
Novo SUV nacional da Renault terá estilo cupê
Luiz Fernando Pedrucci, CEO da Renault América Latina, destacou que o novo modelo fará sua estreia global no Brasil, assim como aconteceu com o Kardian. O executivo também garantiu que nem mesmo o nome do novo SUV foi definido ainda. A revelação do modelo deve acontecer no segundo semestre de 2024, após o lançamento comercial do Renault Kardian.
O novo SUV médio da Renault terá a tecnologia híbrida flex. De acordo com Pedrucci, a introdução da moderna plataforma CMF-B no Brasil permitirá a adoção de tecnologias híbridas, mas não revelou qual o tipo (Híbrido-leve, Full ou Plug-in). O motor deve ser o 1.3 Turbo Flex, já disponível na gama atual, além das versões eletrificadas que com o mesmo powertrain.
Conforme antecipado por Motor1.com Brasil, a imprensa francesa afirma que o novo SUV aproveitará a onda SUV-cupê com a parte traseira do teto ligeiramente mais baixa. Terá como base a versão do produção do Bigster, que deverá emprestar ao cupê partes como portas dianteiras e para-brisas.
Teaser do inédito SUV divulgado pelo Renault Group
O conjunto mecânico híbrido e combinará motor elétrico no eixo traseiro com 1.3 Turbo tradicional na dianteira. Batizada de E-Tech Hybrid 4x4, a tecnologia foi apresentada recentemente no Brasil com a picape Niagara Concept. O câmbio será automatizado EDC de dupla embreagem e 6 marchas (o mesmo do Kardian).
Questionados se o novo SUV teria opção de 7 lugares, os executivos afirmaram que será vendido apenas em versões de 5 lugares e terá porte maior que o Duster (considerado pela montadora como segmento B+).
Na prática, a Renault seguirá a estratégia de elevar a rentabilidade na região com a oferta de produtos mais refinados e tecnologicamente avançados. No caso do novo SUV, um dos alvos será o Jeep Compass. Um novo SUV de 7 lugares, provavelmente o Bigster, também deve fazer parte do portfólio da marca no Brasil futuramente.
De: São José dos Pinhais, PR
Viagem à convite da Renault do Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
História automotiva: uma viagem no tempo com o Renault 4 original
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Anti-Compass da Renault tem motor HORSE, mas Brasil terá solução própria
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ao vivo em Paris: Renault Emblème adianta os futuros carros da marca