De carro esportivo a SUV. Essa é a história do Ford Capri, que, após mais de 50 anos, está pronto para retornar à Europa em uma nova forma. Antes conhecido como uma alternativa europeia e mais compacta aos muscle cars americanos, a fórmula do Capri moderno é fruto da mudança dos tempos.
Espera-se que a evolução para se tornar mais um SUV familiar elétrico ocorra em 2024, mas tentamos nos adiantar, dando a você uma ideia de como será o novo Ford com a nossa projeção. Também vale lembrar que o novo SUV será mais um dos frutos da parceria de desenvolvimento em conjunto entre a Ford e a Volkswagen. Sendo assim, esse possível Capri do futuro será "primo" do ID.5
Nossa projeção se baseia nas primeiras fotos de flagras dos últimos meses e em um primeiro detalhe importante: o fato de que ele provavelmente será baseado na plataforma MEB da Volkswagen. Embora a Ford ainda não tenha oficializado o nome "Capri", muitos estão apostando em um retorno a esse nome histórico. No entanto, como mencionado, não espere um carro esportivo puro-sangue, mas um SUV mais semelhante em linhas e filosofia aos modelos maiores da família ID da Volkswagen.
Em princípio, esse modelo deve compartilhar alguns elementos estéticos com o Ford Explorer elétrico, mas em um estilo mais agressivo e cupê, tudo em benefício da estética e, acima de tudo, da aerodinâmica, com a possibilidade de obter alguns quilômetros extras de autonomia. Também exclusivos do Capri serão os faróis, cujo design foi revelado em um teaser nos últimos meses.
As proporções de cupê SUV devem "esticar" o Capri para pouco mais que os 4,46 metros de comprimento encontrados no Explorer. Assim, o novo Ford poderia estar mais próximo de 4,6 m e, portanto, representar uma espécie de "primo" do Volkswagen ID.5. Semelhante ao modelo de Wolfsburg também poderia ser o trem de força, com uma bateria de 77 kWh e versões com um ou dois motores elétricos.
Espera-se uma autonomia de cerca de 500 km, enquanto a potência do motor permanece bastante difícil de especular. Se a adoção de uma variante de 204 cv parece plausível, muito menos é a variante de 300 cv reservado ao ID.5 GTX mais esportivo. Será que a Ford quer oferecer algo semelhante usando o emblema GT ou RS? Só temos que esperar mais alguns meses para descobrir. Enquanto isso, podemos imaginar que o preço pouco mais alto do que o do Explorer elétrico atual, começando em torno de 47.000 euros (R$ 249,3 mil).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv