Considerado o veículo mais requintado produzido atualmente da Toyota, o recém-lançado Century SUV ganha vida nas linhas de montagem da fábrica de Tahara, no Japão, como um verdadeiro artigo de luxo. Em publicação recente na revista Toyota Times, a própria marca deu detalhes sobre o processo produtivo do modelo e impressionou a revelar o nível de rigor e capricho empregado durante cada etapa de fabricação.
Para começar, o Century SUV não passa pelo processo habitual de inspeção de veículos comuns. De forma exclusiva, o modelo tem cada exemplar revisado por um inspetor mestre que realiza de forma minuciosa e precisa todas as 17 diferentes verificações programadas. Entre outras exigências, a pintura deve ser rigorosamente perfeita e o compartimento do motor precisar estar totalmente imaculado.
Além disso, o inspetor mestre deve garantir que não haja lacunas no painel central ou irregularidades nas juntas das partes da carroceria. Nas fotos da matéria, quem desempenha o minucioso trabalho é Moriaki Higa, um dos dois inspetores mestres responsáveis pela inspeção de carros Lexus. Higa tem ampla experiência na área e diz que padrões adotados no Century SUV são ainda mais rígidos do que os da marca de luxo da Toyota.
O inspetor explica que a análise da pintura geralmente é feita de forma amostral, mas no caso do Century SUV cada veículo é analisado individualmente e de forma milimétrica. Existe até uma chamada “clínica de pintura” para onde os modelos com problemas são enviados e os defeitos observados para que não se repitam.
Se tudo estiver em ordem, o Century SUV é enviado para a próxima etapa de inspeção, onde serão averiguadas todas as peças mecânicas. O curioso é que o modelo dirige sozinho até o próximo posto de análise, dentro do modo autônomo de condução. As condições são simuladas e a Toyota aproveita o percurso para fazer os ajustes finais nas rodas e nos faróis.
Depois disso, o SUV mais uma vez dirige sozinho, desta vez para uma pista de testes dedicada, onde é conduzido em velocidades mais altas para detectar quaisquer ruídos estranhos. Um novo teste foi criado para analisar como o veículo se comporta quando está em modo puramente elétrico. Todo o processo leva, do início ao fim em cada veículo, cerca de 3 horas e 30 minutos.
Baseado na conhecida plataforma TNGA, o Century SUV mede 5.205 milímetros de comprimento, 1.990 mm de largura e 1.805 mm de altura. As medidas também incluem distância entre-eixos generosa de 2.950 mm e peso de aproximadamente 2.570 kg. Sob o capô, o motor 3.5 V6 a gasolina trabalha em conjunto com um motor elétrico montado na traseira, formando um sistema híbrido plug-in com 411 cv. O câmbio é automático do tipo CVT, com tração nas quatro rodas.
Por mês, a Toyota espera vender - de forma selecionada - apenas 30 unidades do Century SUV.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'