Considerado o veículo mais requintado produzido atualmente da Toyota, o recém-lançado Century SUV ganha vida nas linhas de montagem da fábrica de Tahara, no Japão, como um verdadeiro artigo de luxo. Em publicação recente na revista Toyota Times, a própria marca deu detalhes sobre o processo produtivo do modelo e impressionou a revelar o nível de rigor e capricho empregado durante cada etapa de fabricação.
Para começar, o Century SUV não passa pelo processo habitual de inspeção de veículos comuns. De forma exclusiva, o modelo tem cada exemplar revisado por um inspetor mestre que realiza de forma minuciosa e precisa todas as 17 diferentes verificações programadas. Entre outras exigências, a pintura deve ser rigorosamente perfeita e o compartimento do motor precisar estar totalmente imaculado.
Além disso, o inspetor mestre deve garantir que não haja lacunas no painel central ou irregularidades nas juntas das partes da carroceria. Nas fotos da matéria, quem desempenha o minucioso trabalho é Moriaki Higa, um dos dois inspetores mestres responsáveis pela inspeção de carros Lexus. Higa tem ampla experiência na área e diz que padrões adotados no Century SUV são ainda mais rígidos do que os da marca de luxo da Toyota.
O inspetor explica que a análise da pintura geralmente é feita de forma amostral, mas no caso do Century SUV cada veículo é analisado individualmente e de forma milimétrica. Existe até uma chamada “clínica de pintura” para onde os modelos com problemas são enviados e os defeitos observados para que não se repitam.
Se tudo estiver em ordem, o Century SUV é enviado para a próxima etapa de inspeção, onde serão averiguadas todas as peças mecânicas. O curioso é que o modelo dirige sozinho até o próximo posto de análise, dentro do modo autônomo de condução. As condições são simuladas e a Toyota aproveita o percurso para fazer os ajustes finais nas rodas e nos faróis.
Depois disso, o SUV mais uma vez dirige sozinho, desta vez para uma pista de testes dedicada, onde é conduzido em velocidades mais altas para detectar quaisquer ruídos estranhos. Um novo teste foi criado para analisar como o veículo se comporta quando está em modo puramente elétrico. Todo o processo leva, do início ao fim em cada veículo, cerca de 3 horas e 30 minutos.
Baseado na conhecida plataforma TNGA, o Century SUV mede 5.205 milímetros de comprimento, 1.990 mm de largura e 1.805 mm de altura. As medidas também incluem distância entre-eixos generosa de 2.950 mm e peso de aproximadamente 2.570 kg. Sob o capô, o motor 3.5 V6 a gasolina trabalha em conjunto com um motor elétrico montado na traseira, formando um sistema híbrido plug-in com 411 cv. O câmbio é automático do tipo CVT, com tração nas quatro rodas.
Por mês, a Toyota espera vender - de forma selecionada - apenas 30 unidades do Century SUV.
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