page ad skin

Oficial: veja como ficou a nova geração do Duster, a venda a partir de 2024

SUV troca de plataforma e evolui para ganhar mais mercado com projeto mais refinado

Dacia Duster (2024)
07:07

O Duster é o modelo de maior sucesso da Dacia na Europa: 2,2 milhões de unidades do SUV compacto foram produzidas desde 2010. Somente na Alemanha, por exemplo, foram 240.000 unidades registradas desde o lançamento no mercado. Sua popularidade em constante crescimento fez do Duster o SUV mais vendido na Europa em 2022.

Um carro importante, portanto. Na fábrica da Dacia em Pitesti, na Romênia, um Duster sai da linha de produção quase a cada minuto - cerca de 1.000 unidades por dia. Os trabalhadores de lá logo estarão produzindo o novo Dacia Duster. Já temos todas as informações importantes sobre o modelo, que deve ser lançado no final do primeiro trimestre de 2024 por lá.

Galeria: Dacia Duster (2024)

Novo Dacia Duster 2024: O exterior

Assim como o Sandero e o Jogger, o novo Dacia Duster utiliza a plataforma da Aliança Renault-Nissan, chamada de CMF-B. De perfil, a aparência do novo Duster parece familiar, mas também poderia ser confundido com um Volvo ou Land Rover. O futuro Dacia Duster é apenas dois milímetros mais longo que o modelo anterior, mas parece significativamente mais robusto.

A seção frontal enfatizada horizontalmente com faróis e grade no estilo do Sandero e do Conceito Bigster é impressionante. Aliás, este último será lançado em 2025 como o irmão maior do novo Duster, mas continuará sendo um veículo de cinco lugares.

Dacia Duster Mat Edition
Viagem do Dacia Duster (2024)

Mas voltando ao Duster: as linhas em Y das luzes diurnas de LED aparecem também na traseira. Lá, o Y horizontal se estende para os flancos. A aparência das janelas laterais, por outro lado, foi mais desenvolvida: semelhante ao Renault Clio, há maçanetas escondidas nas molduras das janelas.

De acordo com a Dacia, a mudança para a plataforma CMF-B criou mais espaço no interior - especialmente na frente, em termos de largura, e na traseira, em termos de espaço para as pernas. Além disso, o piso do porta-malas é mais baixo e a abertura do porta-malas é mais larga e mais alta. O compartimento de bagagem também é mais largo e mais alto e oferece até 6% mais espaço, chegando a 472 litros. 

Dacia Duster Extreme (2024)

Dacia Duster Extreme (2024)

Dacia Duster Extreme (2024)

Dacia Duster Extreme (2024)

O novo rack de teto com capacidade de carga de até 80 kg é extremamente prático para atividades ao ar livre. Ele pode ser facilmente fixado nos racks modulares de teto na posição transversal ou em barras transversais disponíveis separadamente. A Dacia ainda não comentou sobre a capacidade de reboque, que anteriormente era de até 1.500 kg. A porção inferior dos para-choques na dianteira e na traseira é feita de plástico de cor sólida.

Dacia Duster Extreme (2024)

Dacia Duster Extreme (2024)

Os protetores ao redor do veículo são feitos de Sparkle, um novo tipo de material. Ele também não é pintado, de modo que os riscos e arranhões não deixam marcas perceptíveis. Esse material, que já foi apresentado no carro-conceito Manifesto, consiste em até 20% de material reciclado. Ele contém partículas brancas que lhe dão uma aparência salpicada. A Dacia quis deliberadamente enfatizar essa aparência em vez de pintar o material.

Novo Dacia Duster 2024: Dimensões

  Comprimento Largura Altura Distância entre eixos Porta-malas
Dacia Duster (antigo) 4.341 mm 1.804 mm 1.693 mm 2.673 mm 445 litros
Dacia Duster (novo) 4.343 mm   1.656 mm 2.657 mm 472 litros

Novo Dacia Duster 2024: Interior e instrumentos

Como podemos ver, a distância entre eixos do Duster 2024 é 16 milímetros mais curta do que a de seu antecessor. Como resultado, o interior não é mais espaçoso do que antes. A quantidade de espaço é boa, mas é mais adequada do que farta.

O painel contará com telas digitais no futuro, apenas a versão básica ainda terá instrumentos analógicos. Ela também não tem a nova tela central de 10,1 polegadas, que fica voltada para o assento do motorista em um ângulo de dez graus para facilitar a leitura. A operação da alavanca seletora da transmissão automática redesenhada também é amigável ao motorista. O volante, que é achatado na parte superior e inferior, também foi projetado para melhorar o conforto do assento e da operação.

Dacia Duster Journey (2024)

Dacia Duster Journey (2024)

Dacia Duster Extreme (2024)

Dacia Duster Extreme (2024)

Por fim, a nova assinatura em forma de Y conecta o interior com o exterior do novo Duster: no interior, a grade das saídas de ar tem um design em forma de Y (na cor cobre na versão Extreme). O Y também aparece nos apoios de braço do revestimento das portas. Outra novidade: em vez do nome da marca, o logotipo da Dacia agora pode ser encontrado no centro do volante. Obviamente, o interior é dominado por plástico rígido, mas tem um design atraente, com o nome "Duster" estampado em letras grandes na frente do passageiro da frontal.

Galeria: Dacia Duster (2024) Acessórios

O chamado sistema "YouClip" é interessante: o novo Duster é equipado com quatro ou seis suportes YouClip. Eles podem acomodar um suporte para tablet, uma bolsa, um suporte para smartphone com carregador de indução ou o "YouClip 3 em 1" (suporte para copos, gancho para bolsa e luz móvel). O sistema 3 em um estará disponível no Duster Extreme e todos os acessórios compatíveis com o YouClip estão disponíveis nas concessionárias Dacia.

Novo Dacia Duster 2024: Motores

A notícia mais importante nesse capítulo é que o Dacia Duster não estará mais disponível com um motor a diesel.  A marca está, portanto, seguindo a linha de sua matriz: Renault Captur, Austral e outros modelos da francesa também não têm mais motores a diesel. Perguntamos à Dacia e eles disseram que estão analisando todos os mercados europeus e também os custos.

Dacia Duster Journey (2024)

Assim, tempo, dinheiro e inteligência foram investidos no desenvolvimento de um híbrido leve de 48V, que deve se aproximar do diesel em termos de desempenho e consumo. Então, vamos dar uma olhada na futura linha de motores para o novo Dacia Duster:

Duster Hybrid 140: Gera 140 cv é composto por um motor a gasolina 1.6 de quatro cilindros, dois motores elétricos (um motor elétrico e um motor de arranque de alta tensão) e uma transmissão automática multimodo sem embreagem com quatro velocidades para o motor de combustão e duas velocidades para o motor elétrico. O conjunto tem frenagem regenerativa e bateria de 1,2 kWh, possibilitam a condução puramente elétrica em até 80% do tempo na cidade. Além disso, o veículo sempre dá a partida no modo elétrico.

Dacia Duster Journey (2024)

Dacia Duster Journey (2024)

Duster TCe 130: Com 130 cv, combina um motor a gasolina 1.2 de três cilindros turbo trabalhando em ciclo Miller com um motor de arranque de 48 volts. O motor de arranque dá suporte ao motor de combustão durante a partida e a aceleração e reduz o consumo médio de combustível e as emissões de CO2 em cerca de 10%. A Dacia combina o TCe 130 nas versões 4x2 e 4x4 com uma caixa de câmbio de 6 marchas.

Dacia Duster (2024) Zubehör

Acessórios do Dacia Duster (2024)

Duster ECO-G 100: A Dacia ainda oferecerá o novo Duster em uma configuração que roda com gás natural. Com seus dois tanques, que juntos comportam 100 litros (50 litros de gasolina e 50 litros de GLP), ele pode percorrer até 1.300 km. O tanque de GLP está localizado sob o piso do porta-malas para não afetar a capacidade de carga. Um botão no painel de instrumentos permite que o motorista alterne de um combustível para outro.

Dacia Duster Journey (2024)

Dacia Duster Journey (2024)

Os novos Dacia Duster 4x4 saem de fábrica com o Terrain Control, nome dado ao controle que oferece cinco modos de direção: Auto, Snow, Mud/Sand, Off-Road e Eco. A versão 4x4 tem uma distância do solo de 217 milímetros. Os ângulos de inclinação são de até 31 graus na dianteira e 36 graus na traseira nas versões 4x4.

O controle de descida de declives é particularmente útil em terrenos irregulares e em passagens com declives acentuados e vem de série nas configurações do Duster com tração nas quatro rodas. O novo All Road Info System mostra uma série de informações na tela da multimídia, incluindo inclinação e distribuição de potência entre os eixos

Novo Dacia Duster 2024: Preços

O novo Dacia Duster que chegará às ruas europeias no ano que vem será oferecido em 4 opções de acabamento, sem contar as escolhas independentes de motor e tração. Elas serão chamadas de Essential, Expression, Extreme e Journey. A Dacia ainda não está comentando os preços, mas fornecerá mais informações em janeiro de 2024. Espera-se que os primeiros veículos cheguem às concessionárias em maio de 2024. No entanto, espera-se que o modelo básico comece bem abaixo de 20.000 euros (R$ 107 mil).

Dacia Duster Journey (2024)

Dacia Duster Journey (2024)

Dacia Duster Extreme (2024)

Dacia Duster Extreme (2024)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários