O Duster é o modelo de maior sucesso da Dacia na Europa: 2,2 milhões de unidades do SUV compacto foram produzidas desde 2010. Somente na Alemanha, por exemplo, foram 240.000 unidades registradas desde o lançamento no mercado. Sua popularidade em constante crescimento fez do Duster o SUV mais vendido na Europa em 2022.
Um carro importante, portanto. Na fábrica da Dacia em Pitesti, na Romênia, um Duster sai da linha de produção quase a cada minuto - cerca de 1.000 unidades por dia. Os trabalhadores de lá logo estarão produzindo o novo Dacia Duster. Já temos todas as informações importantes sobre o modelo, que deve ser lançado no final do primeiro trimestre de 2024 por lá.
Assim como o Sandero e o Jogger, o novo Dacia Duster utiliza a plataforma da Aliança Renault-Nissan, chamada de CMF-B. De perfil, a aparência do novo Duster parece familiar, mas também poderia ser confundido com um Volvo ou Land Rover. O futuro Dacia Duster é apenas dois milímetros mais longo que o modelo anterior, mas parece significativamente mais robusto.
A seção frontal enfatizada horizontalmente com faróis e grade no estilo do Sandero e do Conceito Bigster é impressionante. Aliás, este último será lançado em 2025 como o irmão maior do novo Duster, mas continuará sendo um veículo de cinco lugares.
Mas voltando ao Duster: as linhas em Y das luzes diurnas de LED aparecem também na traseira. Lá, o Y horizontal se estende para os flancos. A aparência das janelas laterais, por outro lado, foi mais desenvolvida: semelhante ao Renault Clio, há maçanetas escondidas nas molduras das janelas.
De acordo com a Dacia, a mudança para a plataforma CMF-B criou mais espaço no interior - especialmente na frente, em termos de largura, e na traseira, em termos de espaço para as pernas. Além disso, o piso do porta-malas é mais baixo e a abertura do porta-malas é mais larga e mais alta. O compartimento de bagagem também é mais largo e mais alto e oferece até 6% mais espaço, chegando a 472 litros.
Dacia Duster Extreme (2024)
Dacia Duster Extreme (2024)
O novo rack de teto com capacidade de carga de até 80 kg é extremamente prático para atividades ao ar livre. Ele pode ser facilmente fixado nos racks modulares de teto na posição transversal ou em barras transversais disponíveis separadamente. A Dacia ainda não comentou sobre a capacidade de reboque, que anteriormente era de até 1.500 kg. A porção inferior dos para-choques na dianteira e na traseira é feita de plástico de cor sólida.
Dacia Duster Extreme (2024)
Os protetores ao redor do veículo são feitos de Sparkle, um novo tipo de material. Ele também não é pintado, de modo que os riscos e arranhões não deixam marcas perceptíveis. Esse material, que já foi apresentado no carro-conceito Manifesto, consiste em até 20% de material reciclado. Ele contém partículas brancas que lhe dão uma aparência salpicada. A Dacia quis deliberadamente enfatizar essa aparência em vez de pintar o material.
Comprimento | Largura | Altura | Distância entre eixos | Porta-malas | |
Dacia Duster (antigo) | 4.341 mm | 1.804 mm | 1.693 mm | 2.673 mm | 445 litros |
Dacia Duster (novo) | 4.343 mm | 1.656 mm | 2.657 mm | 472 litros |
Como podemos ver, a distância entre eixos do Duster 2024 é 16 milímetros mais curta do que a de seu antecessor. Como resultado, o interior não é mais espaçoso do que antes. A quantidade de espaço é boa, mas é mais adequada do que farta.
O painel contará com telas digitais no futuro, apenas a versão básica ainda terá instrumentos analógicos. Ela também não tem a nova tela central de 10,1 polegadas, que fica voltada para o assento do motorista em um ângulo de dez graus para facilitar a leitura. A operação da alavanca seletora da transmissão automática redesenhada também é amigável ao motorista. O volante, que é achatado na parte superior e inferior, também foi projetado para melhorar o conforto do assento e da operação.
Dacia Duster Journey (2024)
Dacia Duster Extreme (2024)
Por fim, a nova assinatura em forma de Y conecta o interior com o exterior do novo Duster: no interior, a grade das saídas de ar tem um design em forma de Y (na cor cobre na versão Extreme). O Y também aparece nos apoios de braço do revestimento das portas. Outra novidade: em vez do nome da marca, o logotipo da Dacia agora pode ser encontrado no centro do volante. Obviamente, o interior é dominado por plástico rígido, mas tem um design atraente, com o nome "Duster" estampado em letras grandes na frente do passageiro da frontal.
O chamado sistema "YouClip" é interessante: o novo Duster é equipado com quatro ou seis suportes YouClip. Eles podem acomodar um suporte para tablet, uma bolsa, um suporte para smartphone com carregador de indução ou o "YouClip 3 em 1" (suporte para copos, gancho para bolsa e luz móvel). O sistema 3 em um estará disponível no Duster Extreme e todos os acessórios compatíveis com o YouClip estão disponíveis nas concessionárias Dacia.
A notícia mais importante nesse capítulo é que o Dacia Duster não estará mais disponível com um motor a diesel. A marca está, portanto, seguindo a linha de sua matriz: Renault Captur, Austral e outros modelos da francesa também não têm mais motores a diesel. Perguntamos à Dacia e eles disseram que estão analisando todos os mercados europeus e também os custos.
Assim, tempo, dinheiro e inteligência foram investidos no desenvolvimento de um híbrido leve de 48V, que deve se aproximar do diesel em termos de desempenho e consumo. Então, vamos dar uma olhada na futura linha de motores para o novo Dacia Duster:
Duster Hybrid 140: Gera 140 cv é composto por um motor a gasolina 1.6 de quatro cilindros, dois motores elétricos (um motor elétrico e um motor de arranque de alta tensão) e uma transmissão automática multimodo sem embreagem com quatro velocidades para o motor de combustão e duas velocidades para o motor elétrico. O conjunto tem frenagem regenerativa e bateria de 1,2 kWh, possibilitam a condução puramente elétrica em até 80% do tempo na cidade. Além disso, o veículo sempre dá a partida no modo elétrico.
Dacia Duster Journey (2024)
Duster TCe 130: Com 130 cv, combina um motor a gasolina 1.2 de três cilindros turbo trabalhando em ciclo Miller com um motor de arranque de 48 volts. O motor de arranque dá suporte ao motor de combustão durante a partida e a aceleração e reduz o consumo médio de combustível e as emissões de CO2 em cerca de 10%. A Dacia combina o TCe 130 nas versões 4x2 e 4x4 com uma caixa de câmbio de 6 marchas.
Acessórios do Dacia Duster (2024)
Duster ECO-G 100: A Dacia ainda oferecerá o novo Duster em uma configuração que roda com gás natural. Com seus dois tanques, que juntos comportam 100 litros (50 litros de gasolina e 50 litros de GLP), ele pode percorrer até 1.300 km. O tanque de GLP está localizado sob o piso do porta-malas para não afetar a capacidade de carga. Um botão no painel de instrumentos permite que o motorista alterne de um combustível para outro.
Dacia Duster Journey (2024)
Os novos Dacia Duster 4x4 saem de fábrica com o Terrain Control, nome dado ao controle que oferece cinco modos de direção: Auto, Snow, Mud/Sand, Off-Road e Eco. A versão 4x4 tem uma distância do solo de 217 milímetros. Os ângulos de inclinação são de até 31 graus na dianteira e 36 graus na traseira nas versões 4x4.
O controle de descida de declives é particularmente útil em terrenos irregulares e em passagens com declives acentuados e vem de série nas configurações do Duster com tração nas quatro rodas. O novo All Road Info System mostra uma série de informações na tela da multimídia, incluindo inclinação e distribuição de potência entre os eixos
O novo Dacia Duster que chegará às ruas europeias no ano que vem será oferecido em 4 opções de acabamento, sem contar as escolhas independentes de motor e tração. Elas serão chamadas de Essential, Expression, Extreme e Journey. A Dacia ainda não está comentando os preços, mas fornecerá mais informações em janeiro de 2024. Espera-se que os primeiros veículos cheguem às concessionárias em maio de 2024. No entanto, espera-se que o modelo básico comece bem abaixo de 20.000 euros (R$ 107 mil).
Dacia Duster Journey (2024)
Dacia Duster Extreme (2024)
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