Argentina não tem material para fazer placas e cria solução provisória
Setor sofre com falta de insumos e governo prorroga uso de matrículas provisórias de papel
A Argentina tem vivido situação inusitada diante da falta de dólares para aquisição de insumos e matérias-primas importadas. O problema, que já afeta os setores médico, farmacêutico, automobilístico e de construção, acaba de atingir em cheio a cadeia de confecção de placas para veículos.
De acordo com a Direção do Registo Nacional de Propriedade Automóvel e a Casa da Moeda, não há material disponível no país para produção de placas de identificação (que são do tipo Mercosul, como no Brasil). Com isso, a solução encontrada foi conceder para os motoristas a autorização de circulação com matrículas provisórias em papel por 30 dias, excedendo o período habitual.
A circular que autoriza a medida extraordinária já foi publicada pelo referido órgão e tem validade imediata. Em nota, o DRNPA explica que a solução foi adotada devido ao atraso nos prazos de entrega previstos pela Casa da Moeda. Com isso, fica liberada para os motoristas a circulação com identificação de papel até a entrega das placas oficiais.
Numa primeira fase, a prorrogação da autorização de utilização de matrículas provisórias em papel abrangerá apenas os veículos que tenham iniciado o processo de “substituição” de matrículas. Se a situação piorar, a licença para patentes em papel também poderá ser estendida para automóveis recentemente licenciados. O prazo de 30 dias é provisório e poderá ser prorrogado caso a Casa da Moeda não consiga normalizar a sua situação.
Esta, vale pontuar, não é a primeira vez que os procedimentos de licenciamento e registro de automóveis sofrem atrasos ou contingências na Argentina. Em agosto, por exemplo, houve atrasos na entrega dos documentos de registro do veículo (como o CRLV que temos no Brasil) por falta de plástico. Além disso, foram realizados recalls para corrigir defeitos na impressão.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
IPVA SP 2025: veja o calendário de pagamento, alíquotas e isenções
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Prefeitura de São Paulo (SP) anuncia suspensão do rodízio; veja datas
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Câmara aprova fim de pontos na CNH por não pagamento de pedágio
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos