page ad skin

Argentina não tem material para fazer placas e cria solução provisória

Setor sofre com falta de insumos e governo prorroga uso de matrículas provisórias de papel

Jeep Grand Cherokee 2024 chega à Argentina

A Argentina tem vivido situação inusitada diante da falta de dólares para aquisição de insumos e matérias-primas importadas. O problema, que já afeta os setores médico, farmacêutico, automobilístico e de construção, acaba de atingir em cheio a cadeia de confecção de placas para veículos.

De acordo com a Direção do Registo Nacional de Propriedade Automóvel e a Casa da Moeda, não há material disponível no país para produção de placas de identificação (que são do tipo Mercosul, como no Brasil). Com isso, a solução encontrada foi conceder para os motoristas a autorização de circulação com matrículas provisórias em papel por 30 dias, excedendo o período habitual.

A circular que autoriza a medida extraordinária já foi publicada pelo referido órgão e tem validade imediata. Em nota, o DRNPA explica que a solução foi adotada devido ao atraso nos prazos de entrega previstos pela Casa da Moeda. Com isso, fica liberada para os motoristas a circulação com identificação de papel até a entrega das placas oficiais.

Numa primeira fase, a prorrogação da autorização de utilização de matrículas provisórias em papel abrangerá apenas os veículos que tenham iniciado o processo de “substituição” de matrículas. Se a situação piorar, a licença para patentes em papel também poderá ser estendida para automóveis recentemente licenciados. O prazo de 30 dias é provisório e poderá ser prorrogado caso a Casa da Moeda não consiga normalizar a sua situação.

Experiência VW Amarok - Argentina

Esta, vale pontuar, não é a primeira vez que os procedimentos de licenciamento e registro de automóveis sofrem atrasos ou contingências na Argentina. Em agosto, por exemplo, houve atrasos na entrega dos documentos de registro do veículo (como o CRLV que temos no Brasil) por falta de plástico. Além disso, foram realizados recalls para corrigir defeitos na impressão.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários