A Toyota está trabalhando em seu próximo lançamento no Brasil, com a chegada do Yaris Cross. Será um SUV compacto, posicionado abaixo do Corolla Cross, com motor híbrido flex e que será feito em Sorocaba (SP). Após revelar que o lançamento estava previsto para o final do ano que vem, agora Rafael Chang, presidente da marca no país, afirma que a produção está programada para começar em dezembro de 2024.
Chang participou do Congresso AutoData Perspectivas 2024 e falou um pouco sobre os planos de eletrificação da Toyota, afirmando que todos os novos carros da marca terão pelo menos uma versão com algum nível de eletrificação. O Yaris Cross seguirá esta tendência, tornando-se o terceiro carro com tecnologia híbrida-flex produzido pela empresa no Brasil, após o sedã Corolla e o SUV médio Corolla Cross.
“Acho importante lembrar que nosso índice de eletrificação está aumentando, porque não é o futuro, é o presente”, disse Chang durante o evento. “Para nós, mais do que uma nova tecnologia pois existe uma real redução de carbono. A Toyota é uma empresa que tem defendido muito o uso dos carros híbridos como um caminho mais rápido para a descarbonização e, em sua opinião, mais realista. A fabricante sempre criticou os carros elétricos, citando que a tecnologia ainda é muito cara para ser adotada como padrão e a poluição causada tanto pela mineiração dos materiais para as baterias quanto na geração de energia em alguns países.
Apresentado na Ásia em maio, o Yaris Cross tem 4.310 mm de comprimento, 1.770 mm de largura, 1.615 mm de altura e 2.620 mm de entre-eixos. Utiliza a plataforma DNGA, uma variante da TNGA usada pelo Corolla para modelos mais baratos desenvolvida pela Daihatsu. No mercado global, é equipado com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm para as versões de entrada, e um 1.5 híbrido que combina um propulsor a combustão de 80 cv e um elétrico de 90 cv.
O Yaris Cross apareceu em testes no Brasil logo depois da apresentação na Ásia
A chegada do Yaris Cross deve ajudar a Toyota a crescer um pouco no mercado brasileiro. Chang projeta um crescimento sustentável, mas não se preocupa muito com participação de mercado, hoje de 8,68% somente para carros de passeio e 9,03% somando os comerciais leves. Para o executivo, o objetivo é atender os clientes e ser sustentável.
O passo após o SUV compacto ainda não foi definido. Chang está discutindo o próximo plano de investimento para o Brasil até 2030, mas não deu detalhes. O presidente da Toyota no país adiantou que não há planos de nacionalizar o motor híbrido-flex por falta de escala no momento, mas isso pode mudar no futuro, conforme outras fabricantes comecem a oferecer tecnologias parecidas, incentivando os fornecedores a produzirem componentes no Brasil e começando a criar a escala necessária.
Há alguns produtos nos planos. A Toyota iniciou os testes de um motor híbrido plug-in flex, usando o RAV4 como protótipo. A fabricante ainda não oferece nenhum PHEV por aqui, então pode virar uma opção no futuro. Outro modelo nos planos é a nova geração do Yaris, vendida somente na versão sedã na Ásia. Durante o evento, Chang disse que ainda está em estudo, porém executivos disseram à Motor1.com em agosto de 2022 que a renovação do Yaris já estava confirmada.
Fonte: AutoData
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