A Renault aceita o desafio da eletrificação e apresenta a Nova Master, a quarta geração do seu furgão grande, que revela uma plataforma multienergética e um design Aerovan com aerodinâmica nos mínimos detalhes para obter a melhor eficiência.
A nova Master é movida por motores a diesel Blue dCi de 105 a 170 cv, e elétricos de 96 ou 105 kW, além de uma bateria de 40 ou 87 kWh com um alcance de mais de 410 km no ciclo WLTP, bem como células de combustível de hidrogênio. Tudo isso em mais de 40 versões e inúmeras opções de equipamentos disponíveis no mercado a partir do 2º trimestre de 2024.
O design da nova Renault Master é renovado com um estilo forte e marcante. A frente maciça contribui para transmitir robustez com um estilo que lembra os caminhões, respeitando as linhas de estilo da marca com o novo logotipo e a característica assinatura luminosa C-Shape. Impressionante grade frontal emoldurada por faróis full-LED.
Do ponto de vista das dimensões e proporções, a nova Master foi projetada para oferecer o melhor equilíbrio para todos os tipos de carroceria, mantendo a funcionalidade e a qualidade percebida. No centro do estudo da Renault, no entanto, estava a aerodinâmica, que permitiu alcançar a melhor eficiência da categoria, independentemente do motor utilizado, reduzindo o coeficiente de arrasto em 20%, as emissões de CO2 em 39 g/km e o consumo de combustível em 20% em comparação com a Master atual.
O trabalho realizado no exterior também se traduz em um interior renovado de grande funcionalidade e qualidade. O painel de instrumentos em forma de S também ajuda a aumentar o espaço na cabine, enquanto a tela de 10 polegadas, padrão em toda a linha, dá um toque de tecnologia que agrada aos olhos. O volante agora é ajustável em altura e profundidade, enquanto a alavanca de câmbio foi deslocada para o painel, em uma posição alta.
Com um total de 135 l, o volume dos porta-objetos aumentou em 25%. O nova Master também se converte facilmente em um verdadeiro escritório móvel. O encosto do assento central se transforma em uma mesa, enquanto o banco se levanta, dando acesso ao compartimento para armazenar um PC. As tomadas USB-C permitem que os dispositivos eletrônicos sejam alimentados. Várias opções de assentos também estão disponíveis: suspensos, giratórios, assentos individuais e três versões de bancada.
A Master estreia com uma gama completa de volumes e tamanhos. De fato, há 20 estilos de carroceria diferentes, com volumes utilizáveis de 11 a 22 metros cúbicos, maior largura de acesso (+ 40 mm) a partir da porta lateral deslizante e maiores comprimentos de carga (+ 100 mm).
Carga útil, dimensões, volumes, estão sendo definidos e homologados, mas sabe-se que até 20 versões estão disponíveis na fábrica e que a carga útil é de até 2 toneladas. Com a possibilidade de gerenciar algumas delas diretamente na fábrica para ter modelos já equipados na lista de preços.
O entre-eixos reduzido e a frente revisada oferecem maior manobrabilidade, com um diâmetro de giro reduzido em 1,5 m, de modo que a versão L3 pode mais uma vez ser escolhida para uso urbano. Como todos os veículos elétricos da gama, a Master é equipado com componentes do Programa Human First da Renault, projetado para ajudar as equipes de emergência a intervir no veículo em caso de acidente.
A escolha estratégica da Renault para a Master é oferecer sempre a mais alta eficiência, dependendo do uso e, portanto, também do motor escolhido. Todos os três motores e todas as variantes de carroceria são produzidos na mesma linha, em Batilly (França), o que permite grande flexibilidade na adaptação à demanda.
Quatro variantes do motor diesel Blue dCi estão previstas, com potências de 105, 130, 150 e 170 cv. Esses motores oferecem mais vantagens em termos de consumo (- 1,5 l/100 km em média) e emissões de CO2 (- 39 g/km), permanecendo assim abaixo de 200 g/km. A transmissão é feita por uma caixa de câmbio manual clássica ou por uma nova transmissão automática com conversor de torque EAG9 de 9 marchas.
As versões 100% elétricas oferecem dois motores, 96 ou 105 kW (130 ou 143 cv), para um torque de 30.6 kgfm, com uma capacidade de bateria de 40 kWh (180 km de autonomia no ciclo WLTP) e 87 kWh (mais de 410 km de autonomia no ciclo WLTP), respectivamente. A carga útil é de 1.625 kg com uma licença B e uma capacidade de reboque de 2,5 t.
O carregador rápido CC de 130 kW permite 229 km de alcance em 30 minutos. Em casa, a recarga de 10 a 100% leva menos de quatro horas com um wallbox de 22 kW CA. A nova Master também foi projetado para ser oferecido no futuro em uma versão de célula de combustível de hidrogênio H2.
Além disso, a van é equipada com tecnologias de gerenciamento de energia bidirecional: ela não só pode fornecer energia para dispositivos externos por meio da tomada do compartimento de passageiros ou da tomada de carregamento por meio de um adaptador (V2L), mas também pode fornecer energia para a rede elétrica (V2G) e estabilizar o banco de energia doméstico, por exemplo.
O sistema de frenagem dinâmica eletroassistida foi projetado para manter a eficiência e a sensibilidade, independentemente da carga, e o também permite maior prontidão para a frenagem automática de emergência e melhor recuperação de energia para as versões elétricas, ajudando a otimizar a autonomia de condução.
A nova Renault Master oferece nada menos que 20 dispositivos de assistência ao motorista para proteger tanto os ocupantes quanto pedestres e ciclistas. Entre os destaques estão o Assistente de Estabilização de Impacto Lateral, a Frenagem Automática de Emergência (AEBS) e o Trailer Assist, que monitora a estabilidade na presença de reboques. Ele também conta com o Intelligent Speed Assist, que ajuda o motorista a respeitar o limite de velocidade.
Em termos de multimídia, a Master conta com o sistema OpenR Link de série em toda a gama, com tela de 10'' e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay via cabo ou sem fio. Graças às atualizações remotas, garantidas gratuitamente nos primeiros cinco anos, outras funções sem fio podem ser implementadas.
O sistema OpenR Link integra os serviços Google: baseado no Android Automotive OS 12, ele oferece ao motorista a disponibilidade do Google Maps para navegação, dos aplicativos via Google Play e do assistente de voz, e pode ser personalizado como um smartphone, associando uma conta Google ao perfil do usuário. Tudo isso com funções adicionais no caso de modelos elétricos, como o The Electric Route Planner para planejar recargas.
Aplicativos específicos para uso profissional também estão disponíveis, como o Vivaldi Browser, que permite o acesso à Internet e dá a possibilidade de visualizar e-mails e anexos, editar documentos, assistir a tutoriais e até mesmo vídeos do YouTube durante os intervalos entre uma entrega e outra. Há ainda o EasyPark para estacionamento público, que permite pagar o valor exato do estacionamento, e o Waze para navegação.
O sistema também oferece a possibilidade de adicionar novos aplicativos dedicados a veículos com acessórios especiais, melhorando assim as possibilidades de controle e gerenciamento. Já no lançamento, três estarão disponíveis para configurações de bombeiros, oficinas e veículos refrigerados.
Depois, há o aplicativo My Renault, que oferece funções como localização, facilitando a localização do veículo em um grande estacionamento, por exemplo, ativando os faróis ou um sinal acústico, mas também acompanhando o cronograma de manutenção com alertas associados e recebendo notificações e alertas quando o veículo é aberto.
Por fim, há os serviços conectados do programa Mobilize, que vão desde o Mobilize Connected Insurance para otimizar os custos de seguro com base nas distâncias percorridas e no tipo de condução, até serviços específicos para frotas, como o Mobilize Fleet Connect e o Mobillize Fleet Data.
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