Um dos lançamentos mais aguardados da Honda em 2023, a nova XRE 300 Sahara já está aparecendo no site da marca para o mercado brasileiro. Apesar de já ser possível conferir alguns dos detalhes da moto, os preços ainda não foram divulgados. Ficou confirmado apenas que a novidade terá três versões: ABS, Rally e Adventure. Hoje, o preço da XRE 300 antiga fica em torno de R$ 25 mil.

Os preços para a nova Honda XRE 300 Sahara devem ser revelado apenas no dia 24 de novembro. A renovação da aventureira da marca foi profunda. De acordo com a marca, pouco foi aproveitado da moto antiga. São itens como a lanterna traseira, por exemplo. Começando pelo visual, a nova Sahara ficou mais esguia quando vista de frente, trazendo uma linguagem visual similar à da Africa Twin.

Honda XRE 300 Sahara já está no site

Estruturalmente, a nova Sahara ganhou um novo chassi, similar ao visto na linha CRF de motos off-road da Honda. É um quadro de berço semi-duplo de aço. Na parte de suspensão, o conjunto é do mesmo tipo. Há um garfo telescópico na dianteira e uma balança de alumínio agora pintados de preto. O curso na dianteira, de 245 mm, e o da traseira, 225 mm, foram mantidos, mas a dianteira foi recalibrada. Atrás, o amortecedor recebeu ajuste de pré-carga em 7 posições.

O diâmetro das rodas é o mesmo: 21" na diantiera e 18" na traseira. Assim, a medida dos pneus também foi mantida, sendo 90/90 na frente e 120/80 atrás. Os pneus em si são da marca Metzeler e do modelo Karoo. A Sahara permanece com freios a disco nas duas rodas, sempre dotado de ABS, com 256 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira.

Honda XRE 300 Sahara já está no site

As medidas mudaram pouco. São 2.193 mm de comprimento, 829 mm de largura, 1.270 mm de altura (com parabrisa baixo) e 1.425 mm de entre-eixos. A altura do assento é de 859 mm, mas a Honda conseguiu ampliar o vão livre em relação ao solo, que agora é de 269 mm nas versões Rally e ABS, ou 265 mm na Adventure. O peso a seco declarado é de, respetivamente, 147 kg e 149 kg.

O acréscimo de vão livre sem erguer a altura do assento veio graças ao uso de um motor mais compacto. No caso da Sahara, é o mesmo da CB 300F Twister, mas com algumas diferenças fundamentais. Uma delas é que a fundição do cabeçote é diferente na Sahara, pois a aventureira usa uma fixação do propulsor no chassi ancorada na parte superior do cilindro.

Honda XRE 300 Sahara já está no site

Em relação à Twister, a nova Sahara tem um pouco mais de potência. De acordo com a Honda, a diferença vem da caixa de ar maior na admissão e o escapamento com catalisador de duas vias, que melhora o fluxo. Em números, com etanol, são 25,2 cv de potência a 7.500 rpm e 2,74 kgfm de torque a 5.750 rpm. Com gasolina, os picos ocorrem nas mesmas rotações, mas os dados são 24,8 cv e 2,70 kgfm. Saiu de cena o cabeçote de comando duplo (DOHC) em favor de comando simples (SOHC).

Com o novo motor, vem outro incremente na comparação com a XRE 300. A Sahara passa a contar com uma transmissão de 6 velocidades, além de uma embreagem com assistência deslizantes, que evita que a roda traseira trave em reduções mais fortes de marcha. É o mesmo sistema da nova Twister também.

Em termos de equipamentos, todas as versões contarão com ABS, iluminação completa por lâmpadas de LED, pisca alerta e o novo painel digital advindo da Twister. Ele acrescenta conta-giros circular, indicador de marcha e computador de bordo. As versões ABS e Rally são virtualmente idênticas, diferenciando-se pelas cores. A primeira é cinza e a segunda mescla vermelho e preto. Já a Adventure trará de fábrica parabrisa mais alto, protetor de motor e protetor de carenagens, itens opcionais nas demais.

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