No próximo ano, enquanto você estiver comprando uma caixa d'água, um novo conjunto de fones de ouvido e baterias recarregáveis na Amazon, poderá adicionar um Hyundai ao seu carrinho - ao menos nos Estados Unidos. A fabricante fez uma parceria com a gigante das vendas pela Internet para vender seus carros na plataforma em 2024.

"A Hyundai é a primeira empresa automotiva disponível para transações completas de ponta a ponta na loja da Amazon nos EUA, e esse é outro exemplo de como continuamos a buscar maneiras de elevar a jornada do cliente junto com nossos excelentes parceiros de varejo", disse Presidente e CEO da Hyundai Motor Company, Jaehoon Chang, no Salão de Los Angeles.

Funcionará da seguinte forma. Os revendedores poderão listar o estoque na Amazon. Os clientes podem pesquisar no site e personalizar suas consultas por modelo, versão, cor e opcionais. A partir daí, os compradores escolherão suas opções de pagamento e financiamento. Depois de concluir a venda, a pessoa poderá decidir se quer retirar o veículo ou pedir que a concessionária o entregue.

A Hyundai não forneceu nenhum outro detalhe específico sobre como funcionará o processo de compra de veículos pela Amazon.

O relacionamento da Hyundai com a Amazon também incluirá a oferta de veículos com a Alexa integrada a partir de 2025. A funcionalidade incluirá controles de voz para reproduzir mídia, definir lembretes e verificar calendários. As pessoas com equipamentos domésticos inteligentes da Amazon poderão controlá-los a partir de seus veículos.

O anúncio do programa também observa que, embora a Hyundai seja a primeira marca a trabalhar com a Amazon dessa forma, provavelmente não será a última: "Em 2024, pela primeira vez, as concessionárias de automóveis poderão vender veículos na loja da Amazon nos EUA, e a Hyundai será a primeira marca disponível para os clientes comprarem." 

No Brasil, a maioria das fabricantes trabalha com vendas online direto pelos seus sites oficiais. No momento, só a GWM vende carros em outra plataforma, no caso o Mercado Livre, utilizando a mesma fórmula de gerar o cadastro e enviar diretamente para a concessionária da escolha do cliente.

Como já existe um exemplo de que funciona no Brasil e com os planos da Amazon de oferecer mais carros em sua plataforma nos EUA, não seria estranho ver esta possibilidade chegar ao nosso mercado em algum momento.

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