ZF prepara nacionalização de tecnologias de segurança para 2025
Complexo em Limeira (SP) produzirá câmeras e radares usados por assistentes de condução
A segurança automotiva no Brasil ainda pode estar engatinhando no que depender das regulamentações, mas as exigências do público estão forçando os veículos a contarem com mais equipamentos de segurança. De olho neste movimento, a ZF anunciou que tem planos de iniciar a produção de câmeras veiculares e radares em sua fábrica em Limeira (SP), começando com as câmeras até 2025.
Baseando-se em estudos internos, a ZF acredita que a demanda por itens de segurança crescerá nos próximos anos e que, até 2025, 75% dos veículos leves em todo o mundo terão algum tipo de sistema ADAS. Até 2035, mais da metade terá sistemas avançados de assistência ao condutor. A empresa também vê o crescimento no Brasil, em parte por conta dos requisitos do Latin NCAP (cujos resultados são usados pelas fabricantes) e por um possível avanço na legislação.
Plínio Casante, gerente sênior de engenharia e operações da ZF na América do Sul, afirma que a demanda crescente por parte das fabricantes mostra que a adoção de mais tecnologias de assistência a condução serão a tendência no Brasil. Isto motivou um estudo para justificar um investimento para iniciar a produção local de mais tecnologias.
Em 2025, virá a produção de câmeras para automóveis, já na quinta geração, prometendo um campo de visão maior, de 120 graus (um aumento de 20% em comparação ao modelo anterior). A resolução da imagem é de oito megapixels, uma resolução mais de quatro vezes maior. Também conta com um sistema de detecção mais avançado, identificando veículos a até 250 metros, ou pedestres e ciclistas a até 70 metros. Radares também estão nos planos da ZF, porém ainda sem uma data definida.
Outros sistemas estão sendo produzidos nas outras fábricas da ZF na Alemanha e em outros países, como o sistema steer-by-wire no país, uma tecnologia para a coluna de direção que transmite os movimentos via sinais eletrônicos, ao invés de depender de ligações mecânicas. O sistema é importante para a adoção de sistemas de condução mais avançados.
Para 2024, a ZF fará a produção em larga escala do ZF ProAI, um supercomputador que controla os sistemas ADAS de nível 2 até nível 5, além de realizar o processamento de outras funções, reduzindo a complexidade da eletrônica do veículo.
Enquanto isso, a empresa já começou a fazer um módulo de controle eletrônico de estabilidade e tração, sendo a primeira a montar o componente no Brasil. É uma movimentação importante, para que consiga atender aos pedidos. Hoje, a ZF diz que 90% dos carros 0 km produzidos no país já contam com o ESC e, a partir de 2025, o equipamento será obrigatório em todos os veículos novos.
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 14:38 Mini mais potente, John Cooper Works 2025 é testado em Nürburgring
- 13:01 Nissan Versa 2025 ganha versão esportivada SR por R$ 123.990; preços sobem
- 11:47 Fiat Cronos sai com R$ 5 mil de desconto e 1 ano de combustível grátis
- 10:38 Governo sanciona novo DPVAT: veja como vai funcionar
- 10:17 Novo V8 biturbo híbrido da Lamborghini chega a 10.000 rpm e tem 800 cv
- 14:16 Volvo 240 (1974-1993): Uma lenda sueca sobre rodas
- 11:15 Novo Bentley Continental GT será híbrido com mais de 770 cv com V8
- 10:00 Veja como é o novo motor de 8 cilindros para motos da GWM
Sobre este artigo
Categoria |