O novo Renault Duster 2024 é um dos carros novos mais aguardados do ano. Desde que foi apresentado pela primeira vez em 2010, o SUV de baixo custo obteve sucesso comercial aqui e ali, oferecendo a postura elevada que (quase) todo mundo gosta a preços competitivos.
A terceira geração naturalmente não quer ficar para trás. Mas quais suas armas para continuar a ser competitivo no mercado? Do estilo à mecânica, haverá muitos recursos novos a caminho. Enquanto esperamos para conhecê-los de perto, na apresentação que acontecerá no final de novembro, aqui está uma comparação entre o novo Duster e a geração atual, com base no registro do carro feito na Espanha.
Antes, porém, é necessário um esclarecimento: já havíamos publicado as imagens abaixo, quando demos uma primeira olhada no Bigster, um SUV médio que deve chegar em 2025. Consultando nossos colegas espanhóis e aqueles que relataram a notícia pela primeira vez na época, percebemos que não, o carro retratado é o Duster 2024. O Bigster será muito parecido com ele, mas será maior.
Vamos começar com o design da frente do Duster 2024. O modelo nas fotos é da versão Dacia, que terá um estilo diferente, muito mais agressivo e moderno, com luzes de LED redesenhadas e mais finas. A assinatura luminosa permanece na forma de um "Y" invertido, mas, graças às novas tecnologias, caracteriza mais o nariz.
Olhando para a lateral, a nova geração do Duster mostra seus músculos, mantendo as clássicas proteções plásticas nos arcos das rodas e nas soleiras. A linha do teto é perfeitamente paralela ao solo, para não sacrificar o espaço a bordo, enquanto o vidro traseiro é mais inclinado do que na geração atual para dar mais esportividade. Outro detalhe a ser observado são as maçanetas das portas da fileira traseira, ocultas no pilar C.
A traseira do novo Duster também muda - e muito - com um novo design para as luzes de LED, que parecem manter a aparência tridimensional que caracteriza a versão atual.
Não há imagens do interior, mas ele certamente será todo novo, com uma central multimídia elevada (com tela de 8", como no Jogger) e novos materiais.
Na parte técnica, a mudança mais importante para o SUV será a troca de plataforma. Passará a ser feito com a arquitetura CMF-B do Renault Clio, Captur e Arkana, bem como do Jogger. Isso significa que, pela primeira vez, o Duster também contará com motores eletrificados, como o 1.2 híbrido-leve de 130 cv e o 1.6 híbrido de 140 cv. Este é o motivo pelo qual o Grupo Renault adiantou a troca de geração do utilitário, para que pudesse ter as motorizações híbridas e atendesse às novas normas de emissão na Europa.
Ele também deve manter os motores a combustão clássicos, incluindo o bicombustível gasolina/GPL já presente na linha Dacia.
É claro que ainda é muito cedo para falar sobre os preços do Duster 2024, embora eles devam aumentar um pouco em comparação com os atuais, que partem de 17.750 euros (R$ 93.102), mantendo a filosofia de baixo custo (ou melhor, melhor custo-benefício) que sempre caracterizou a empresa.
Caso o Duster ainda esteja nos planos da Renault para o Brasil, a troca de geração deve acontecer após 2025, também adotando a plataforma CMF-B, que fará sua estreia no Kardian no início de 2024. Recentemente, rumores apontam que a empresa ainda tem planos para um SUV-cupê a ser feito no país.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Duster já está no Brasil: veja o que sabemos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Duster começa a ser vendido pela Renault na Europa; veja versões
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Renault aumenta preços do Duster 2024, que se aproxima de R$ 160 mil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Novo Renault Duster é lançado com conjunto híbrido E-Tech de 140 cv