Superesportivo croata com quase 2.000 cv de potência, o Rimac Nevera é oficialmente o carro mais rápido do mundo em marcha-à-ré. O Guinness World Records oficializou o título depois de o modelo alcançar incríveis 275 km/h no sentido reverso. O recorde anterior foi estabelecido há mais de 20 anos por um Caterham 7 Fireblade, que atingiu 165 km/h.
Em grande parte, o Nevera conseguiu alcançar o feito graças ao poderia de seu conjunto mecânico. Quatro motores elétricos refrigerados a óleo de ímã permanente – um para cada roda – alimentam bólido, que pode acelerar para frente e para trás com potência total. Na prática, mesmo de ré, o Nevera é mais rápido que o Ford Mustang Dark Horse em sentido normal, que tem velocidade máxima de 259 km/h.
Ao todo, o conjunto motriz do Nevera entrega 1.940 cv de potência e impressionantes 240 kgfm de torque. Números tão superlativos são traduzidos em estatística de desempenho realmente animadoras. Na prática, o elétrico acelera de 0 a 100 km/h em apenas 1,81 segundos e percorre um quarto de milha em 8,25 segundos. A velocidade máxima, neste caso em sentido normal à frente, é de 415,2 km/h.
Matija Renić, engenheiro-chefe do programa Nevera na Bugatti Rimac, disse que a equipe tomou consciência da possibilidade de o EV poder ser o carro em marcha-à-ré mais rápido do mundo durante o processo de desenvolvimento. A empresa não projetou a aerodinâmica, o resfriamento ou a estabilidade do Nevera para tal feito, mas as simulações mostraram que o carro poderia atingir velocidades de mais de 240 km/h para trás.
O que a equipe não sabia era quão estável seria. Goran Drndak, piloto de testes da Rimac, disse que “demorou um pouco para se acostumar” com a experiência de direção, mas acrescentou que o Nevera “passou”. Ele disse que teve cuidado para não interferir na estabilidade do carro, movendo suavemente o volante para permanecer no alvo e observando o ponto de frenagem durante a tentativa.
A recorde foi batido no campo de provas da ATP em Papenburg, na Alemanha. Além disso, o Nevera é também o elétrico de produção mais rápido do circuito de Nürburgring, tendo concluído o percurso da famosa pista em 7 minutos e 5,298 segundos. Para efeito de comparação, o Tesla Model S Track precisou de 7 minutos e 25,231 segundos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rimac diz que clientes ricos não querem mais superesportivos elétricos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Ferrari pode trazer de volta a lendária F40
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Ferrari F80: 1.200 cv, 0 a 100 km/h em 2s e R$ 22 milhões
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo Corvette ZR1 alcança 374 km/h e é o Chevrolet mais rápido da história