Chevrolet Onix recupera ritmo em outubro, mas ainda vê o Polo na frente
Boa parte dos modelos do segmento registraram crescimento; veja as tabelas
Apesar da atenção do mercado para SUVs e picapes, os hatches ainda representam uma boa fatia do mercado brasileiro. Seja em vendas diretas ou no varejo, é uma categoria ainda bastante buscada pelo valor, principalmente de modelos com versões de entrada e motores 1.0 aspirados.
Entre os subcompactos, a eterna dupla Fiat Mobi e Renault Kwid não brigam apenas pelo título de mais barato do Brasil, mas também por compradores. O Mobi levou a melhor em outubro, com 8.037 emplacamentos, enquanto o Kwid foi levado para casa por 6.394 pessoas ou empresas. Ambos registraram crescimentos de 33,6% e 27,1% na comparação com setembro, sendo que o Mobi abriu mais distância no acumulado.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (OUTUBRO/2023) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2023 |
1º | Fiat Mobi | 8.037 | 33,6% | 59.666 |
2º | Renault Kwid | 6.394 | 27,1% | 49.241 |
Entre os compactos e os poucos médios que temos ainda, o volume e as brigas são mais interessantes. O VW Polo, muito pelo Track, ainda é o líder, mas vê um Chevrolet Onix mais animado e se recuperando no acumulado, hoje com uma diferença de 1.647 unidades - pouco para dois modelos que estão acima das 10.000 unidades emplacadas no mês. O Onix cresceu 32,7% em outubro, contra os 16,9% do Polo. Ficaram separados por 466 unidades.
Hyundai HB20 e Fiat Argo, que já brigaram pela fileira de cima, tiveram quedas no mês. Por outro lado, Peugeot 208 e Citroën C3 ganharam fôlego, mas ainda com volumes relativamente baixos para o segmento. Até o elétrico BYD Dolphin emplacou 1.366 unidades, mais que o Honda City Hatch e o Renault Sandero.
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (OUTUBRO/2023) | DIFERENÇA MÊS ANTERIOR | ACUMULADO 2023 |
1º | Volkswagen Polo | 11.123 | 16,9% | 83.050 |
2º | Chevrolet Onix | 10.657 | 32,7% | 81.403 |
3º | Hyundai HB20 | 7.421 | -2,6% | 69.221 |
4º | Fiat Argo | 5.257 | -11,5% | 56.166 |
5º | Peugeot 208 | 2.832 | 23,8% | 23.084 |
6º | Citroën C3 | 2.714 | 36,4% | 21.252 |
7º | Toyota Yaris | 1.862 | 2,0% | 19.173 |
8º | BYD Dolphin | 1.366 | 31,9% | 2.868 |
9º | Honda City Hatch | 684 | 0,1% | 9.327 |
10º | Renault Sandero | 443 | -19,6% | 6.578 |
11º | Mini Cooper | 94 | 91,8% | 632 |
12º | Audi A3 | 45 | 32,4% | 324 |
13º | Chevrolet Cruze Sport6 | 38 | 22,6% | 340 |
14º | JAC E-JS1 | 24 | -57,9% | 372 |
15º | Volkswagen Gol | 22 | 4,8% | 6.153 |
16º | Toyota GR Corolla | 14 | 75,0% | 54 |
17º | Honda Civic Type-R | 9 | -43,8% | 45 |
18º | Mercedes-Benz Classe A | 5 | -44,4% | 54 |
19º | Nissan Leaf | 2 | -95,9% | 219 |
Entre modelos maiores, o Audi A3 emplacou 45 unidades, mais que as 38 do Chevrolet Cruze Sport6, este contando os dias para deixar o nosso mercado com o fim da produção na Argentina. Os esportivos GR Corolla e Civic Type R começam a acabar nos estoques e já reduzem o ritmo de emplacamentos.
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