Em 2019, a Porsche apresentou o Taycan e ali deixou bem claro como ela enxerga o futuro. Da mesma empresa que investe no desenvolvimento e produção do combustível sintético para salvar os motores a combustão no futuro, temos a missão de, em 2030, ter 80% das suas vendas de veículos novos em modelos elétricos. Não eletrificados. Elétricos!
Fui até Leipzig, local de uma das plantas da Porsche na Alemanha, para ter uma aula completa sobre o novo Macan EV. Nas ruas em 2024 – inclusive no Brasil! -, dá um passo adiante ao Taycan e se prepara para ser um modelo de volume superior de produção, que inclusive acontecerá em Leipzig, ao lado do Macan a combustão. Uma nova plataforma, uma nova gestão de baterias, recargas mais rápidas e a tocada digna de um Porsche são alguns dos principais pontos desse SUV.
Se você vê pelas ruas o 911 em sua atual geração em diversas e cada vez mais espetaculares versões, muito se deve ao Macan. Nos últimos anos, não poucas vezes foi o Porsche mais vendido do mundo e, com isso, ajuda a pagar as contas para termos um 911 GT3 RS pelas ruas, por exemplo. Não à toa é o primeiro da lista a se tornar elétrico – no futuro, ainda nascerão o 718 e o Cayenne EVs.
Para não errar, a engenharia da Porsche se dedicou muito ao Macan EV. Foram 3 milhões de quilômetros rodados com diversos protótipos em diversos terrenos, situações e climas, indo dos extremos negativos a muito calor na cachola. E não teve perdão. Quando digo terrenos, significa desde o maravilhoso asfalto de um autódromo fechado ao cenário fora-de-estrada bem pesado – não que um dono de Macan vá para a terra, mas vai que...
Primeiro ponto, o Macan EV estreará a plataforma PPE, de Premium Platform Electric. Desenvolvida com a Audi, foi pensada para modelos de volume, mas sem perder o refinamento que se espera de um carro de uma das duas marcas - também em 2024, a Audi já confirmou o Q6 e-Tron com essa plataforma, inclusive no Brasil. Não é a primeira vez que as marcas irmãs farão isso, já que a base J1 está no Porsche Taycan e Audi e-Tron GT.
Essa base é a parte mais importante do Macan EV. O SUV já evolui praticamente todos os pontos do Taycan, inclusive uma nova geração dos motores PSM, com maior densidade de energia maior com os imãs dentro dos rotores, que além de um tamanho mais compacto, tem uma maior estabilidade de potência, que em contrapartida, é mais caro. A refrigeração foi melhorada na comparação com o Taycan.
O Macan EV terá um motor elétrico em cada eixo em suas duas versões oferecidas em 2024. A marca fala em 450 kW (612 cv) e 102 kgfm (1000nm), com pico de 673 cv, na versão mais potente, com uma maior força no eixo traseiro nesta, dando um comportamento mais esportivo e nervoso ao SUV como ele nunca teve, com uma distribuição de peso de 48/52%. Na versão de entrada, os dois motores serão idênticos e, diferente do Taycan, a transmissão é de uma marcha em cada motor.
Ele usa, como o Taycan, a arquitetura de 800 volts, vantagem para uma recarga mais rápida, alimentação mais estável dos motores elétricos e menor peso de cabos. Até mesmo a eletrônica usa carbeto de silício em condutores, o que melhora a velocidade de respostas, principalmente do inversor do motor traseiro. Tudo em prol de um melhor desempenho e aproveitamento de energia.
Ao centro da plataforma PPE, o conjunto de baterias que tem uma participação na parte estrutural da plataforma com 570 kg. São 12 módulos que podem ser reparados de forma individual caso aconteça algum problema, com 100 kWh de capacidade que, como principal novidade, tem uma nova composição química que permite uma maior densidade de energia em cada módulo, além da redução em 60% da presença de cobalto.
A estrutura é feita em material leve, uma composição com fibra de vidro, que protege a bateria de impactos - lembra que comentei sobre os testes fora-de-estrada? Dentro desse conjunto, a Porsche colocou diversos componentes, como os circuitos de refrigeração e aquecimento e, o mais importante, o módulo de controle da bateria. Integrado ao conjunto, faz a distribuição da energia de alta tensão entre os motores e outros sistemas e faz o gerecimento da recarga, seja em AC ou DC, com 400 ou 800 volts, e monitorar cada célula de forma individual durante a recarga. Em caso de acidente, ele é o responsável pelo desligamento da rede de alta.
Na recarga, o Macan EV tem a capacidade de recuperar até 240 kW de energia em frenagens e desacelerações - o freio atua primeiro nessa recuperação e, se necessário, atua no sistema hidráulico em seguida. Se o motorista preferir, o Macan pode simplesmente desligar o motor no modo coasting, sem a regeneração em desaceleração, ou optar por algo mais leve.
Na tomada, que a Porsche já preparou o Macan EV para diversos tipos dependendo do mercado onde é vendido, o sistema de 800 volts é outra vantagem. A bateria é dividida em duas, com 400 volts cada uma, que são recarregadas em paralelo em um carregador acima dos 150 kW. Em um mesmo módulo, há o carregador AC, o sistema de aquecimento do sistema de alta, e o conversor DC/DC, em uma peça mais leve e compacta que o tradicional, posicionada abaixo do banco traseiro e na região da bateria. Normalmente, este módulo ocuparia espaço no cofre dianteiro, mas aqui permitiu um segundo porta-malas. Como o Taycan, o Macan EV terá uma tomada em cada lateral.
Quero falar da parte dinâmica do Macan EV e da plataforma PPE ao mesmo tempo que conto como ele anda. Sim, andei de carona nos protótipos do SUV na pista de testes da Porsche em Leipzig, o que já deu para perceber que ainda é um Porsche e, com certeza, melhor que o atual Macan a combustão.
A preocupação da engenharia era não errar com o Porsche que permite outros Porsche nascerem. É um SUV elétrico, mas não poderia deixar de ter um DNA de esportivo não só na potência, mas em como ele se comporta. Hoje, um Macan faz isso muito bem, mas lembre-se que a exigência com os elétricos é ainda maior.
Na dianteira, o conjunto em duplo-A, sempre com as bolsas pneumáticas e amortecedores adaptativos. A direção segue precisa e, pelo jeito com que o motorista andou, responde diretamente e exatamente como ele queria, o suficiente para entrar e sair das curvas até provocando a potência extra do eixo traseiro. Na traseira, o multilink joga nesse time e, aqui, um diferencial blocante e vetorizador de torque jogam o Macan EV de lado se provocado, mas muito estável e previsível se preferir.
O Macan EV recebe o eixo traseiro direcional, que ajuda na hora de manobras em baixas velocidades e, ao mesmo tempo, coloca o SUV mais pra dentro de uma curva com a mudança de comportamento. Os amortecedores do PASM (Porsche Active Suspension Management) estão mais rápidos e responsivos e fazem a leitura de velocidade, aceleração lateral e longitudinal e respostas do acelerados.
Não coloquei as mãos no volante, mas chamou a atenção como ele se mantém previsível e fácil de entrar e sair de curvas e provocações dos pilotos. Ele recebe também pneus de larguras diferentes, em rodas de pelo menos 22". O eixo traseiro usa pneus mais largos para melhorar o grip nas acelerações, mas no geral, o Macan EV evolui na comparação com seu antecessor, que ainda viverá ao seu lado por algum tempo.
Este é o interior do novo Porsche Macan EV. Ele tem muito do que conhecemos recentemente no Cayenne e corrige pontos criticados no Taycan, como a terceira tela substituída por comandos de ar-condicionado físicos e mais fáceis de usar. O painel de instrumentos é uma tela curva de 12,6", direta para o motorista, com diversas informações configuráveis. Ao seu lado, outra tela de 10,9" para o sistema multimídia que, em alguns países, recebe navegador GPS integrado com a capacidade de prever e mapear pontos de recarga ativos - no Brasil, ainda não será possível.
Uma terceira tela de 10,9", opcional, está disponível para o passageiro. Ela não pode ser vista pelo motorista, mas o passageiro pode operar desde a navegação até o sistema de som do Macan EV. No geral, é algo como o Cayenne, como o seletor do câmbio no painel e a partida por botão no lado esquerdo do motorista, a tradição da marca.
O que o Macan elétrico oferece pela primeira vez é o Head Up Display com realidade aumentada. Ali, ele dá informações sobre o carro, piloto automático adaptativo e outros assistentes, navegação GPS e outros no equivalente a 87" e uma impressão que a informação está 10 metros a frente. Ainda por dentro, LEDs são usados para o carro se comunicar com o motorista.
O Porsche Macan EV é um dos passos mais importantes da marca desde o Taycan. A evolução das tecnologias da Porsche pareciam impossíveis, mas eles conseguiram. Em porte, espere algo na mesma faixa do atual, mas como ele mudou em outros aspectos devem o colocar como um dos lançamentos globais mais importantes de 2024.
No Brasil não será diferente. Se um cliente Porsche via no Taycan uma opção mas acabava se limitando por ser um carro mais baixo, ter um SUV elétrico muda a situação por completo. Agora é esperar a revelação completa, todas as informações e preços do Macan EV em 2024 e, mais ainda, a hora de realmente colocar as mãos no volante e fazer ao menos um pouco do que os pilotos da Porsche me mostraram na Alemanha.
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