O automóvel ainda é o meio essencial considerado pelos brasileiros para os deslocamentos diários. Isso é o que aponta a pesquisa "Tendências do Consumidor - Mobilidade Urbana" promovida pelo Data OLX Autos, braço de inteligência da OLX. O estudo teve como objetivo analisar o comportamento das pessoas em relação à mobilidade e seus hábitos de locomoção.
A pesquisa destaca ainda que o carro é o meio de transporte mais utilizado, enquanto aplicativos de mobilidade são usados de forma ocasional. Na sequencia, os meios de transporte coletivos aparecem como opções. Vale destacar que o universo dos entrevistados são, majoritariamente, consumidores que passam pelas plataformas OLX, muitos em busca de um veículo nos classificados.
De acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados têm planos de adquirir um carro nos próximos 6 meses. A geração Z, a mais jovem, é a mais indecisa, com cerca de um terço ainda não tendo decidido sobre o tipo de veículo a ser comprado. Carros usados estão em alta, especialmente entre a classe C (44%), enquanto carros novos atraem mais mulheres (17%) e a geração BB (18%).
Condições financeiras foram apontadas como cruciais nas decisões de compra, especialmente para a geração Z e Y, que citam questões financeiras como o principal motivo para adiar a compra de um carro nos próximos 6 meses (30%). Isso implica as altas taxas de juros em financiamentos e dificuldade de se obter crédito neste momento.
Entre os participantes que não pretendem adquirir um automóvel nos próximos 12 meses, cerca de 4 em cada 10 sinalizaram que o principal motivo é o fato de já ter um veículo. Entre eles, destaca-se a classe A, com 65% de menções neste aspecto. Além disso, 96% dos interessados em comprar um carro planejam usá-lo para fins pessoais, principalmente para transportar 1 ou 2 pessoas.
Quando falamos de carros novos, quanto maior o nível de tecnologia embarcada, melhor. No universo dos carros usados, as necessidades são bem diferentes. Além do primeiro obstáculo que é conseguir a condição para comprar o veículos, a pesquisa destaca que características tecnológicas são equipamentos de segurança, boa visibilidade noturna (faróis mais eficientes) e assistente de estacionamento, são mais valorizadas do que o design inovador na escolha de um veículo.
Outro ponto que começa a ser levado em consideração na decisão de compra são os níveis de emissões. De acordo com a pesquisa, 60% dos entrevistados já consideram importante o saber o nível de emissão de CO² pelos veículos.
Essa nova consciência ambiental se reflete no interesse dos consumidores por modelos eletrificados. A pesquisa revelou que cerca de 40% dos entrevistados já estão avaliando a compra de um carro híbrido ou elétrico. Como esperado, a classe A se destaca, com 58% considerando veículos deste com alguma destas novas tecnologias de propulsão.
Conecta Autos OLX 2023
Os resultados da pesquisa foram oficialmente divulgados durante a edição 2023 do Conecta Autos, evento de inovação do setor automotivo promovido pelo Grupo OLX. Foram entrevistadas 5.529 pessoas de 27 Estados do Brasil entre 7 e 19 de setembro de 2023, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 1,3 ponto percentual.
Conecta Autos OLX 2023
"Estamos orgulhosos de fornecer informações que ajudarão a moldar o futuro da mobilidade no Brasil, com base nas preferências e tendências que identificamos. O Grupo OLX está comprometido em antecipar as necessidades de nossos clientes e oferecer soluções que acompanhem a evolução do cenário de mobilidade urbana”, afirma o vice-presidente de Autos e Comercial do Grupo OLX, Flávio Passos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela