Stellantis investe bilhões em startup chinesa de mobilidade elétrica
Dona da Fiat e da Jeep terá acesso à tecnologias de eletrificação e sistemas de inteligência artificial
Ao mesmo tempo em que representa ameaça às grandes montadoras ocidentais, a indústria automobilística da China também abre margem para grandes oportunidades de negócio. Prova disso é a recente parceria firmada entre a Stellantis e a Leapmotor - startup especializada em inteligência artificial e carros elétricos.
No negócio, a Stellantis planeja investir cerca de 1,5 bilhão de euros (aproximadamente R$ 7,9 bilhões) e adquirir 20% da Leapmotor, tornando-se acionista relevante. O acordo também prevê a formação da Leapmotor Internacional, uma joint venture 51/49 liderada pela Stellantis com direitos exclusivos para exportação, venda e fabricação de produtos da Leapmotor fora da China.
Leapmotor C10
Com entrada na estrutura acionária da marca oriental, a Stellantis assegura acesso à tecnologias fundamentais para enfrentar os desafios do setor nos próximos anos. A Leapmotor tem se destacado no desenvolvimento de NEVs (sigla para New Energy Vehicle) e se especializado na produção de elétricos, híbridos plug-in e modelos a hidrogênio. Só em 2022, na China, a empresa vendeu 111.000 unidades - um feito e tanto alcançado em apenas 8 anos de existência.
Além de soluções elétricas tradicionais, a Leapmotor aposta em extensores de autonomia baseados em pequenos motores térmicos não acoplados às rodas para recarregar as baterias. O crossover C10, já apresentado em eventos internacionais, é um dos que usam a tecnologia.
Para a Stellantis, fica a vantagem de poder explorar uma mecânica já testada, pronta para aplicação em plataformas versáteis e escaláveis e com custos compartilhados. “A transição elétrica será uma grande batalha e queremos travá-la nas melhores condições. Esta operação vai nesse sentido” comentou o CEO Carlos Tavares.
Destaque ainda para o amplo conhecimento da Leapmotor em inteligência artificial - outro tema importante para o futuro da mobilidade e ponto fraco de muitos fabricantes. O foco do desenvolvimento de novos modelos está migrando para software avançados e montadoras tradicionais nem sempre têm sucesso no desenvolvimento de novos sistemas.
Não se trata apenas de recursos de entretenimento, mas também de programas complexos para gerenciamento de grupos motopropulsores, assistentes de direção avançados e muito mais. A Leapmotor sempre trabalhou nisso e, graças aos acordos formados com Nvidia e Qualcomm, adquiriu competências e conhecimentos altamente relevantes. Ou seja, uma oportunidade e tanto para a Stellantis.
Por último, mas não menos importante, está a questão das vendas e da abertura a novos mercados . “A Stellantis não pode estar ausente do maior mercado mundial a médio prazo. A Leapmotor será uma das empresas de maior sucesso no futuro e trará um crescimento rentável”, explicou Tavares. A Stellantis encerrou recentemente parceria com as chinesas GAC e Dongfeng e precisava de um novo parceiro no gigante mercado oriental.
Além disso, a estratégia chegará à Europa. “Os carros Leapmotor chegarão à Europa através da joint venture com a Stellantis dentro de dois anos, no máximo”, disse o executivo.
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