Ferrari SP-8 é supercarro único sem teto e com rodas inspiradas na F40
Exemplar exclusivo foi encomendado por cliente de Taiwan e preparado pela divisão de projetos especiais
A divisão de projetos especiais da Ferrari continua ocupada no desenvolvimento de mais um carro exclusivo. Encomendado por um cliente endinheirado de Taiwan, o SP-8 é um F8 Spider que teve a capota rígida retrátil cortada e acabou sendo transformado em um verdadeiro roadster. O modelo foi pintado em uma combinação de Argento Micalizzato fosco com seções de fibra de carbono e acabamento em arenito azul brilhante.
Na prática, o SP-8 conta com diversas peças exclusivas e é mais do que apenas um F8 Spider sem teto com pintura em dois tons. Os faróis, por exemplo, são completamente novos e contam com máscaras e lentes exclusivas, enquanto as lanternas seguem as luzes traseiras do Roma (mas com lentes personalizadas). A Ferrari ressalta ainda que o para-brisa e as pontas do escapamento são derivados do 296 GTB.
Ferrari SP-8
Além disso, as rodas têm pegada retrô e acabamento cinza fosco em uma versão moderna das rodas da F40. Há também grade frontal de alumínio feita a partir de um único molde impresso em 3D com faixas verticais. A Ferrari diz que passou muito tempo aperfeiçoando a carroceria por meio de simulações de dinâmica de fluidos computacional (CFD) para garantir que o carro permanecesse confortável e silencioso mesmo sem teto.
No interior, o seletor de marcha é novo e novamente tem inspiração no passado. Lembra também o esquema usado pela SF90 Stradale em 2019. Outros destaques são o revestimento Alcântara Azul Marinho gravado a laser e os tapetes confeccionados em tecido sarja com efeito iridescente (quando a tonalidade é alterada conforme a luz que se projeta sobre ela).
Na mecânica, nada muda. O motor 3.9 V8 central continua com 710 cv de potência e 78,5 kgfm de torque, sempre com tração traseira. A Ferrari SP-8 já está em exposição na Itália, no autódromo de Mugello, e lá permanecerá até o final do evento Finali Mondiali Ferrari 2023, no dia 30 de outubro. Sua próxima parada será no Museu Ferrari, em Maranello, onde será exposta de 16 de novembro a março de 2024.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW chega a um acordo com o sindicato e não fechará fábricas na Alemanha
Todas as novidades da Ferrari que chegarão em 2025
Renault se posiciona sobre fusão de Nissan e Honda
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Kia Sorento voltará ao Brasil em 2025 diesel e 4x4
Essa sucata de Ferrari vale R$ 140 mil