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Volkswagen Fusca: último exemplar saiu de linha no México há 20 anos

No dia 30 de julho de 2003, clássico se despediu definitivamente do mercado

Volkswagen Fusca Ultima Edición (2003)

Considerado um dos carros mais emblemáticos da história da indústria automobilística mundial, o Volkswagen Fusca completou recentemente 20 anos de aposentadoria. Após quase 60 anos de produção e um total de 21.529.464 unidades fabricadas, o último exemplar saiu das linhas de montagem em Puebla, no México, em 30 de julho de 2003.

A produção do modelo original foi iniciada em 1945 em Wolfsburg, na Alemanha, e durou até 1974. Já no México, a montagem teve início em 1967 e atendia tanto o mercado local quanto países vizinhos. Entre outras opções, o catálogo contava com o modelo 1600 equipado com 1.6 a gasolina que desenvolvia 46 cv.

Volkswagen Fusca Ultima Edición (2003)

Com o passar dos anos, o Fusca foi sendo aprimorado tecnicamente e ganhando mais equipamentos. Nos idos finais, por exemplo, ganhou bancos e controles internos emprestados do Golf da época. Visualmente, porém, a fórmula sempre foi a mesma e nunca passou por grandes alterações.

Para marcar a despedida do México (e do mundo, já que o país foi o último a produzi-lo), o Fusca ganhou a série especial “Última Edición” até hoje disputada por colecionados e admiradores do modelo. Apenas 3.000 exemplares foram construídos, dos quais 1.500 saíram de fábrica nas cores exclusivas "Aquariusblue" (azul) e "Harvestmoonbeige" (creme).

Entre outros diferenciais, havia pneus com laterais pintadas na cor branca, calotas cromadas, faixas decorativas e capas dos retrovisores também cromadas. O logotipo da marca destacado no volante e o emblema “Última Edición” no porta-luvas também eram características exclusivas. Alguns veículos foram entregues na Alemanha, assim como o último exemplar fabricado, que está em exibição no museu da marca em Wolfsburg.

Volkswagen Fusca Itamar

Fusca voltou a ser produzido no Brasil em 1993

Fusca no Brasil

Por aqui, o Fusca começou a ser vendido em 1950 ainda importado da Alemanha, passando a ser fabricado localmente anos depois. A produção durou até 1986 e foi encerrada mesmo com o modelo ainda mantendo notório desempenho em vendas. A fabricação foi retomada em 1993, diante das medidas de incentivo ao carro popular da época, e durou até 1996 com 42.000 exemplares entregues.

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