Considerado um dos carros mais emblemáticos da história da indústria automobilística mundial, o Volkswagen Fusca completou recentemente 20 anos de aposentadoria. Após quase 60 anos de produção e um total de 21.529.464 unidades fabricadas, o último exemplar saiu das linhas de montagem em Puebla, no México, em 30 de julho de 2003.
A produção do modelo original foi iniciada em 1945 em Wolfsburg, na Alemanha, e durou até 1974. Já no México, a montagem teve início em 1967 e atendia tanto o mercado local quanto países vizinhos. Entre outras opções, o catálogo contava com o modelo 1600 equipado com 1.6 a gasolina que desenvolvia 46 cv.
Com o passar dos anos, o Fusca foi sendo aprimorado tecnicamente e ganhando mais equipamentos. Nos idos finais, por exemplo, ganhou bancos e controles internos emprestados do Golf da época. Visualmente, porém, a fórmula sempre foi a mesma e nunca passou por grandes alterações.
Para marcar a despedida do México (e do mundo, já que o país foi o último a produzi-lo), o Fusca ganhou a série especial “Última Edición” até hoje disputada por colecionados e admiradores do modelo. Apenas 3.000 exemplares foram construídos, dos quais 1.500 saíram de fábrica nas cores exclusivas "Aquariusblue" (azul) e "Harvestmoonbeige" (creme).
Entre outros diferenciais, havia pneus com laterais pintadas na cor branca, calotas cromadas, faixas decorativas e capas dos retrovisores também cromadas. O logotipo da marca destacado no volante e o emblema “Última Edición” no porta-luvas também eram características exclusivas. Alguns veículos foram entregues na Alemanha, assim como o último exemplar fabricado, que está em exibição no museu da marca em Wolfsburg.
Fusca voltou a ser produzido no Brasil em 1993
Por aqui, o Fusca começou a ser vendido em 1950 ainda importado da Alemanha, passando a ser fabricado localmente anos depois. A produção durou até 1986 e foi encerrada mesmo com o modelo ainda mantendo notório desempenho em vendas. A fabricação foi retomada em 1993, diante das medidas de incentivo ao carro popular da época, e durou até 1996 com 42.000 exemplares entregues.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SP tem mais Fusca placa preta que qualquer outro carro clássico; veja a lista
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
VW Fusca 1979 com apenas 3 km é leiloado por mais que um Tiguan 2024
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Acabou para o Fusca: Volkswagen diz que o clássico não voltará
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Mini-Fusca de criança de 7 anos é guinchado pela Polícia de SC