Nesta semana, a Stellantis confirmou que sua fábrica brasileira em Goiana (PE) deverá dar início à produção de modelos híbridos nacionais a partir de 2024. De lá também sairão os primeiros carros elétricos da empresa, sendo que a linha de montagem hoje produz Fiat Toro, Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander e a Ram Rampage.
No entanto, a Stellantis expressou a intenção de estender tal estratégia para todas as suas fábricas no Brasil, que ainda incluem as linhas de montagem de Betim (MG) e Porto Real (RJ). Enquanto isso está em desenvolvimento no Brasil, a empresa em nível global já se prepara para uma ofensiva de carros elétricos.
A Stellantis está trabalhando em quatro plataformas diferentes que abrangerão uma ampla variedade de carros elétricos. STLA Small, STLA Medium e STLA Large estão sendo projetadas como arquiteturas monobloco com múltiplas opções de baterias, bem como configurações de tração dianteira, traseira e integral. Há também o STLA Frame para sustentar picapes e SUVs mais resistentes. O conglomerado automotivo afirma que cada plataforma pode suportar a produção de dois milhões de veículos por ano.
Quando o Citroën e-C3 foi apresentado nesta semana, a marca francesa com o logotipo duplo chevron disse que seu elegante e pequeno hatchback não usará nenhuma das quatro plataformas STLA. Em vez disso, usará numa quinta arquitetura adaptada à Europa chamada de Smart Car. Ela também foi pensada para modelos específicos da região que serão vendidos na América do Sul e na Índia. Renaud Tourte, responsável pela Smart Car, afirmou ao Automotive News que cerca de sete carros estão sendo desenvolvidos com este hardware.
Nem todos serão elétricos, uma vez que a plataforma Smart Car da Stellantis foi projetada para acomodar também motores de combustão. A arquitetura não é totalmente nova, pois é derivada do CMP, desenvolvido pela PSA. Uma versão maior do e-C3 está chegando, segundo Tourte, que afirmou que pelo menos duas outras marcas lançarão carros a partir do próximo ano. Quando questionado sobre se a próxima geração do Fiat Panda será um deles, Tourte sugeriu fortemente que sim, dizendo que "não é uma suposição ruim". Sua estreia já está confirmada para 11 de julho de 2024, para marcar os 125 anos da Fiat.
Fiat Panda 2024 - Projeção
Quão baratos esses carros serão? Bem, o Citroën e-C3 custará inicialmente 23.300 euros (R$ 124,1 mil nas taxas de câmbio atuais) na França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Áustria e Portugal quando estiver à venda no início de 2024. Uma variante mais de entrada será oferecida posteriormente com um preço de 19.990 euros (R$ 106,5 mil) e chegará ao mercado europeu em 2025.
Com o recém-lançado e-C3 e os futuros modelos, a Citroën pretende atingir pelo menos 5% de participação de mercado na Europa. No entanto, a concorrência é cada vez mais acirrada no Velho Continente, à medida que cada vez mais marcas chinesas trazem os seus elétricos acessíveis. Não esqueçamos que a Renault constrói o Dacia Spring na China e o envia para a Europa com grande sucesso.
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford demitirá 4.000 funcionários em operações na Europa
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina