Adotado atualmente pelos modelos Jeep Wrangler e Ram Rampage, o novo motor Hurricane 4 da Stellantis deverá ganhar escala dentro do grupo e passar a ser usado por mais veículos no Brasil. É o caso dos SUVs Compass e Commander, que rodam constantemente em testes e não devem demorar para estrear o propulsor.
Neste flagra mais recente, captado nesta segunda-feita (16), o Commander aparece levemente disfarçado e deixa detalhes visuais inéditos à mostra. Na prática, as versões equipadas com o novo motor terão leves diferenças estéticas em relação às demais. É o caso da dupla saída de escapamento (principal evidência da presença da nova motorização), rodas com novo desenho e malha interna da grade modificada.
Embora a Jeep ainda não confirme a novidade, o novo motor Hurricane 4 chegará ao Commander para dar fôlego extra ao SUV e será oferecido como opção de topo acima dos propulsores atuais. Assim como na Rampage, tudo indica que entregará 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, sendo sempre associado ao câmbio automático de 9 marchas, com tração 4x4.
Atualmente, o Commander é equipado com 1.3 turboflex (185 cv a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a partir de 1.750 rpm), câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. Há opção pelo 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 38,7 kgfm a 1.750 rpm, neste caso com tração integral e câmbio automático de 9 marchas.
Desde já, fica a expetativa para ganhos importantes em termos de performance. Na Rampage R/T, por exemplo, o 2.0 turbo entrega 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e 220 km/h de velocidade máxima. Na prática, o motor faz da picape a mais potente produzida no Brasil.
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