A Mazda levará para a edição deste ano do Salão de Tóquio, entre os dias 25 de outubro e 5 de novembro, importantes novidades para o icônico MX-5 Miata. O modelo recebeu facelift para a linha 2024 e ganhou atualizações tecnológicas e visuais bem-vindas. De quebra, algumas versões ganharam modificações na mecânicas com incremento de potência no motor 1.5.
Por fora, o MX-5 Miata 2024 apresenta novos faróis de LED que agora integram as luzes diurnas. Anteriormente, eram instalados no para-choque e consistiam em vários pontos de luz. Na traseira, as lanternas também foram discretamente atualizadas e a Mazda aproveitou para colocar LEDs em todo o conjunto, incluindo nos piscas.
Além disso, o lado esquerdo da grade dianteira foi modificado para acomodar o sensor de radar responsável pelo controle de cruzeiro adaptativo com Smart Brake Support. O sistema pára automaticamente o carro ao fazer marcha-à-ré a velocidades de até 15 km/h ao detectar um objeto. Completando as mudanças externas, destaque para a pintura Aero Grey Metallic e novos designs de rodas em tamanhos de 16 e 17 polegadas.
Na cabine, o antigo sistema de entretenimento finalmente deu lugar a uma nova multimídia de 8,8 polegadas (a mesma usada por modelos como Mazda2 e CX-3 2024). Os gráficos são novos, com resolução avançada e em nada lembram a configuração antiga, lenta e com interface desatualizada. Há também novo padrão de interior bege com capota também bege com inspiração nos roadsters do passado.
Outras novidades incluem diferencial de deslizamento limitado assimétrico. O sistema foi recentemente desenvolvido e oferece maior estabilidade para as versões equipadas com câmbio manual de 6 marchas. Os engenheiros também ajustaram a direção elétrica para reduzir o atrito e proporcionar uma “sensação de feedback natural e limpa”. Outra mudança é a adição do modo DSC-Track para o sistema de controle dinâmico de estabilidade, que intervém apenas quando o motorista não consegue mais controlar o carro.
Sob o capô, o motor 1.5 ganhou 4 cv de potência quando abastecido combustível de alta octanagem, totalizando 134 cv. Já o propulsor 2.0, com 184 cv, promete entregar melhor resposta nas acelerações.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Designer do Mazda MX-5 Miata, Shunji Tanaka faleceu aos 75 anos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Carros que invejamos: o charme e pureza do Mazda MX-5 Miata
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Gran Turismo Sport ganha edição com carro de verdade por R$ 148 mil
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Toyota, Mazda e Subaru se unem pelo futuro dos motores a combustão