O encerramento das atividades da Ford enquanto montadora no Brasil pegou o mercado de surpresa no início de 2021. De lá para cá, o que ficou foi uma indefinição sobre qual seria o destino da planta instalada em Camaçari (BA) e então se passaram anos de negociações entre interessados, a Ford e o governo baiano.
Agora, a Ford anunciou oficialmente que chegou a um acordo com o governo da Bahia para reverter a unidade ao estado. A linha de montagem de Camaçari estava há meses da mira da chinesa BYD. Em agosto, já havia sido divulgado que a empresa devolveria a linha de montagem e o espaço ao governo baiano. Desta vez, as partes chegaram a um acordo para liberar o uso da fábrica. Veja na íntegra o comunicado:
A Ford e o Governo do Estado da Bahia assinaram, no dia de hoje, o contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo estado. Esse contrato segue a legislação estadual existente. Com isso, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana.
A Ford definiu o destino da fábrica em agosto, afirmando que está devolvendo o local para o governo do Estado da Bahia. A Ford e Governo do Estado da Bahia celebraram um acordo para reversão da propriedade da fábrica de Camaçari. Isto quer dizer que a Ford estava “vendendo” o complexo para o governo, recebendo uma indenização pela devolução do terreno e estrutura, que haviam sido cedidos à empresa estadunidense através de um contrato de concessão. A empresa não comentou a respeito e a indenização citada deve ser uma forma de compensar todos os investimentos feitos na estrutura local.
Dias após o encerramento da produção de carros na Ford do Brasil, grupos chineses já demonstravam interesse na fábrica de Camaçari. Mas, desde junho de 2022, começaram os rumores de que chinesa BYD estava de olho na linha de montagem. Entre o final do ano passado e o início de 2023, as negociações avançaram.
Porém, no início de setembro, a BYD adiou o cronograma de início de produção na fábrica de carros elétricos em Camaçari (BA). O complexo que pertencia à Ford estava então em fase de negociação com o governo da Bahia e, segundo os planos da montadora chinesa, teria início de operações no ano que vem, mas a data passou para 2025.
Para o local, a BYD tem um projeto que comportará três unidades de produção: uma para carros elétricos e híbridos, outra para à montagem de baterias e por último uma dedicada a montagem de caminhões e ônibus elétricos. Segundo Baldy, a ideia é utilizar os prédios deixados pela Ford, mas o layout será todo modificado e o tamanho das instalações ampliado - o investimento total previsto é de R$ 3 bilhões.
Conforme antecipado, o lançamento da pedra fundamental da fábrica na Bahia está previsto para outubro, com a presença do CEO global da BYD, Wang Chuanfu. Segundo o que foi informado até o momento, a produção tem meta inicial de 150.000 unidades por ano, número que pode avançar para 300.000 veículos quando a unidade estiver em pleno funcionamento. Os primeiros modelos a serem produzidos em Camaçari serão o elétrico BYD Dolphin, e o BYD Song Plus, SUV híbrido plug-in lançado no final do ano passado.
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