A Jeep pegou a base do Compass e, com algumas modificações, criou o Commander. A Toyota parece estar seguindo o mesmo caminho com o Corolla Cross, mas inicialmente apenas na Índia, um mercado que pede modelos com essa capacidade. Seria uma boa opção no Brasil como um complemento da linha?
A receita da Toyota deve ser bem parecida com a da Jeep. O projeto 340D usará o Corolla Cross como base, com a plataforma TNGA-C, com um aumento de cerca de 150 mm no entre-eixos, passando dos atuais 2.640 mm para mais ou menos 2.790 mm - o Commader tem 158 mm a mais que o Compass nessa medida, com 2.794 mm. O 340D também deve receber porta traseira maior, facilitando o acesso.
Se seguir esta receita, o tal Corolla Cross de 7 lugares também receberá um balanço traseiro maior. Se for dentro do que a Jeep fez, mais uma vez, o Corolla Cross passará dos cerca 4,40 m de comprimento para algo entre 4,70 m e 4,80 m, dando mais espaço para bagagens, além da terceira fileira.
O projeto 340D ampliará a capacidade de produção na Índia. Porém, este projeto do Corolla Cross bombado pode ganhar outros mercados e, pelo sucesso do Jeep Commander em nosso mercado, não seria impossível vê-lo produzido em Sorocaba (SP) depois de 2026. Como compartilhará a mecânica, essa atualização da linha de produção não seria tão complexa e ampliaria o catálogo da Toyota com um produto de alto valor agregado e que, como na Índia, tem mercado para os 7 lugares.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2025: sem medo de eletrificação
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Comparativo BYD Song Pro vs. Toyota Corolla Cross: disputa territorial
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
SUVs em julho: Toyota Corolla Cross supera Jeep Compass pelo 3º mês
Teste Renault Kardian Evolution MT: o mais barato, mas ainda bom
SUVs em junho: Toyota Corolla Cross lidera pelo 2º mês seguido