Depois do fim da produção local do Civic, a Honda não tem um modelo médio de maior volume para oferecer aos clientes - o Civic híbrido chega em lotes pequenos, importado da Tailândia, por R$ 259.990. Isso deve ser solucionado com o ZR-V, um SUV médio na plataforma do Civic, produzido no México, para o segmento de Jeep Compass e companhia.
Com lançamento em novembro, o Honda ZR-V é produzido no México, assim como as unidades que são vendidas nos Estados Unidos. As primeiras unidades já foram vistas desembarcando por aqui, assim como uma unidade em gravação de material publicitário. E aqui está o que sabemos dele até aqui, como dimensões, motorização e principais equipamentos.
Em dimensões, o ZR-V tem 4.568 mm de comprimento, 2.655 mm de entre-eixos, 1.840 mm de largura e 1.620 mm de altura. No porta-malas, capacidade declarada de 690 litros no padrão americano - que coloca Compass e Corolla Cross acima dos 700 litros. No Brasil, o Jeep tem 410 litros, contra os 440 litros do Toyota, então podemos esperar o Honda com cerca de 400 litros. Veja a tabela comparativa de dimensões:
HONDA ZR-V | JEEP COMPASS | TOYOTA COROLLA CROSS | |
COMPRIMENTO | 4.568 mm | 4.404 mm | 4.404 mm |
LARGURA | 1.840 mm | 1.825 mm | 1.819 mm |
ALTURA | 1.620 mm | 1.628 mm | 1.620 mm |
ENTRE-EIXOS | 2.655 mm | 2.636 mm | 2.640 mm |
O ZR-V chegará ao Brasil apenas com motor 2.0 aspirado, mas não é o mesmo do Civic G10. É o K20Z5, com duplo comando, sem injeção direta, e que tem 157 cv e 18,8 kgfm de torque, com um câmbio CVT. Para o Brasil, não deverá ser flex, uma questão que pode dar uma certa desvantagem dentro do segmento, e a única opção do catálogo.
Pelas imagens dos últimos flagras, o Honda ZR-V 2024 chega ao Brasil em versão única, Touring. É o mais completo, seguindo a estratégia que a marca faz com o Civic e fará com o Accord e CR-V ainda em 2023. É uma versão visualmente idêntica ao das fotos da galeria, com rodas de 17" com detalhes diamantados e a carroceria com apliques em preto brilhante.
O pacote de equipamentos do ZR-V será bem completo. Terá ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico com o autohold, alerta de saída de faixa com assistência de permanência e mudança, faróis em LEDs com acendimento automático, teto-solar, sistema multimídia com tela de 9" com espelhamentos sem fios, partida por botão com chave presencial e partida remota.
No pacote de segurança, piloto automático adaptativo, farol-alto automático, frenagem automática de emergência, alerta de atenção do condutor, 8 airbags, alerta de tráfego cruzado e alerta de ponto-cego. O painel terá a tela de 7" em conjunto com um instrumento analógico, como encontramos hoje no HR-V em suas versões mais caras.
Importado do México, o Honda ZR-V terá algumas vantagens em impostos. Fontes da marca dizem que o SUV terá um bom volume de importação para a venda. Em preços, não será abaixo dos R$ 200 mil e, provavelmente, algo na faixa dos R$ 240 mil - o Honda HR-V Touring, com o 1.5 turbo, custa R$ 194.800, enquanto um Jeep Compass S custa R$ 240.990. Por outro lado, ele ficará abaixo do Civic híbrido, de R$ 259.990.
O lançamento acontece nos próximos meses. Como versão única, não terá o mesmo volume do Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, mas a força da marca no segmento pode o colocar na frente do VW Taos. Veremos o resultado em breve.
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