A Toyota acaba de ampliar o leque de versões do Corolla Cross 2024 nos Estados Unidos com lançamento de série especial. Batizada de Nightshade Edition, a novidade agrega pacote com diversos diferenciais estéticos na comparação com as demais versões do portfólio. Na prática, é a mesma receita já oferecida no mercado norte-americano para os modelos Camry, 4Runner, Highlander, Corolla Hatchback e Corolla Sedan.
No Corolla Cross 2024, a série Nightshade Special Edition toma como base a versão SE Hybrid, acrescentando elementos como rodas de 18 polegadas em preto brilhante, interior com acabamento em tecido preto e vermelho com costura vermelha e faróis e lanternas traseiras com detalhes pretos. A carroceria pode ser pintada nas cores Jet Black, Barcelona Red com teto Jet Black ou Celestite Grey com teto Jet Black.
Na mecânica, é destaque o sistema híbrido de quinta geração com tração e-AWD. Conforme explica a Toyota, o sistema associa dois motores elétricos com o propulsor 2.0 a gasolina, entregando potência combinada de 200 cv. A tração é sempre AWD, com as rodas traseiras acionadas eletricamente.
Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,1 segundos e consumo médio de 17,8 km/l. Para efeito de comparação, as versões convencionais fazem 12,7 km/l (tração integral) e 13,6 km/l (dianteira). A transmissão é continuamente variável e-CVT.
Entre os equipamentos, destaque para o pacote Toyota Safety Sense 3.0, que inclui sistema pré-colisão com detecção de pedestres, frenagem automática, alerta de saída de faixa com assistência de direção e assistência de rastreamento de faixa, controle de cruzeiro dinâmico por radar, faróis altos automáticos, Road Sign Assist com reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de tráfego cruzado, Hill Start Assist Control (HAC) e outros.
Toda produção do Corolla Cross para os Estados Unidos é concentrada na fábrica do Alabama, operada pela Toyota em parceria com a Mazda. Curiosamente, o motor 2.0 Dynamic Force usado pelo modelo é em parte produzido no Brasil. Desde setembro de 2022, a fábrica de Porto Feliz (SP) exporta unidades do propulsor, sendo mais de 17 mil enviados até agora. A previsão é exportar anualmente cerca de 45.600 unidades para o mercado norte-americano.
Além do conjunto híbrido mais avançado, o Corolla Cross dos EUA se diferencia do brasileiro pelo maior nível de refinamento. Lá, o modelo conta com freio de estacionamento com acionamento eletrônico (aqui foi mantido o freio por pedal), tampa do porta-malas com abertura elétrica, bancos dianteiros aquecidos e suspensão independente nas quatro rodas (aqui foi adotado eixo de torção).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2025: sem medo de eletrificação
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Comparativo BYD Song Pro vs. Toyota Corolla Cross: disputa territorial
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
SUVs em julho: Toyota Corolla Cross supera Jeep Compass pelo 3º mês
Teste Renault Kardian Evolution MT: o mais barato, mas ainda bom
SUVs em junho: Toyota Corolla Cross lidera pelo 2º mês seguido