F1: Verstappen lidera TL3 no Canadá com chuva, pista molhada e batida de Sainz
Com precipitação apertando e diminuindo ao longo da sessão, TL foi marcado pela dúvida sobre o uso dos pneus intermediários ou de chuva extrema
A Fórmula 1 abriu o sábado em Montreal com um terceiro treino livre com muita chuva e pista molhada. E em uma sessão desafiadora pelas condições do traçado e uma bandeira vermelha causada por Carlos Sainz, Max Verstappen mostrou todo o domínio do RB19 para liderar com folga em relação aos rivais.
Charles Leclerc, da Ferrari, foi o segundo, sendo o único a andar a menos de 1s do holandês, enquanto Fernando Alonso, da Aston Martin, foi o terceiro. Completaram o top 10: Kevin Magnussen, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Lance Stroll, Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. George Russell foi o 15º e Sergio Pérez o 17º.
Diferentemente da sexta-feira, a sessão já começou com chuva e pista bem molhada, forçando os pilotos a saírem dos boxes com pneus azuis, de chuva extrema. Mas, com o passar dos minutos, alguns arriscaram trocar pelos intermediários, os verdes, e os tempos de volta comprovaram a escolha.
Após os 15 minutos iniciais, Bottas liderava com 01min28s968, feito com intermediários, à frente de Verstappen, Leclerc, Gasly e Pérez. Mas, logo na sequência, foi a vez de Alonso comprovar de vez a eficácia do pneu verde, baixando a marca do finlandês para 01min27s517, sendo 1s451 mais rápido que o piloto da Alfa Romeo.
As imagens da transmissão e os rádios mostravam a insatisfação dos pilotos com as condições de pista e os problemas com os carros. Mesmo assim, os tempos de volta seguiam caindo minuto a minuto.
Quando a sessão chegava à metade, Verstappen liderava com 01min24s480, 0s285 à frente de Sainz, Leclerc era o terceiro, a 0s350, enquanto completavam o top 10: Pérez, Norris, Hulkenberg, Tsunoda, Russell, Ocon e Bottas, enquanto Hamilton era o 16º.
Logo na sequência, bandeira vermelha. Sainz perdeu o controle do carro na chegada à curva 2 e acabou batendo de frente e de traseira na barreira de proteção. Com uma remoção rápida, a sessão foi reiniciada com 23 minutos ainda no relógio.
A 15 minutos do fim, Verstappen se mantinha na ponta, baixando sua marca para 01min23s135, botando 1s611 em Sainz e 1s696 em Leclerc, com Alonso e Albon em quarto e quinto, enquanto Russell, Bottas, Piastri, Tsunoda e Magnussen completavam o top 10, com Hamilton em 11º e Pérez em 13º.
No final, a chuva voltou a apertar e comprometeu as chances dos pilotos em melhorarem mais suas marcas. Max Verstappen garantiu a liderança com 01min23s106, com Charles Leclerc em segundo a 0s291 e Fernando Alonso em terceiro, mas já a 1s377. Completaram o top 10: Kevin Magnussen, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Lance Stroll, Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton. George Russell foi o 15º e Sergio Pérez o 17º.
A Fórmula 1 volta à pista de Montreal ainda neste sábado para a classificação, que determina o grid de largada para o GP do Canadá, oitava etapa da temporada 2023. A sessão está marcada para 17h, horário de Brasília, com transmissão da Band, Bandsports e da F1TV Pro.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Red Bull | Red Bull | 22 | 1'23.106 | |||
2 | 16 | Ferrari | Ferrari | 22 | 1'23.397 | 0.291 | ||
3 | 14 | Aston Martin | Mercedes | 18 | 1'24.483 | 1.377 | ||
4 | 20 | Haas | Ferrari | 23 | 1'24.715 | 1.609 | ||
5 | 55 | Ferrari | Ferrari | 14 | 1'24.765 | 1.659 | ||
6 | 10 | Alpine | Renault | 19 | 1'24.825 | 1.719 | ||
7 | 18 | Aston Martin | Mercedes | 22 | 1'24.944 | 1.838 | ||
8 | 22 | AlphaTauri | Red Bull | 24 | 1'24.955 | 1.849 | ||
9 | 77 | Alfa Romeo | Ferrari | 22 | 1'24.988 | 1.882 | ||
10 | 44 | Mercedes | Mercedes | 20 | 1'25.087 | 1.981 | ||
11 | 27 | Haas | Ferrari | 20 | 1'25.140 | 2.034 | ||
12 | 81 | McLaren | Mercedes | 25 | 1'25.191 | 2.085 | ||
13 | 4 | McLaren | Mercedes | 21 | 1'25.198 | 2.092 | ||
14 | 23 | Williams | Mercedes | 21 | 1'25.379 | 2.273 | ||
15 | 63 | Mercedes | Mercedes | 20 | 1'25.435 | 2.329 | ||
16 | 21 | AlphaTauri | Red Bull | 24 | 1'25.725 | 2.619 | ||
17 | 11 | Red Bull | Red Bull | 20 | 1'25.857 | 2.751 | ||
18 | 24 | Alfa Romeo | Ferrari | 23 | 1'26.750 | 3.644 | ||
19 | 31 | Alpine | Renault | 10 | 1'26.840 | 3.734 | ||
20 | 2 | Williams | Mercedes | 16 | 1'27.279 | 4.173 |
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 15:23 Volkswagen e Renault desistem de parceria para carro elétrico barato
- 11:02 Semana Motor1.com: S10 e T-Cross 2025, BYD lança a Shark e mais
- 10:00 Aston Martin quer fazer um SUV off-road para brigar com Land Rover Defender
- 09:01 Quem é quem: os logotipos das novas marcas chinesas (Parte 1)
- 08:01 Fiat Mobi 2025 é vendido por R$ 65.890 e parcelas de R$ 899
- 17:00 Kia: garantia de 5 anos no Brasil agora é sem limite de quilometragem
- 16:30 Classic pode ser a próxima moto da Royal Enfield a ter motor 650
- 15:17 Volkswagen Saveiro 2025 tem nova multimídia e fica até R$ 2.200 mais cara
Sobre este artigo
Categoria |