Aston Martin foi a grande surpresa nas primeiras corridas da temporada 2023 da Fórmula 1, conseguindo seis pódios totalmente inesperados até para eles próprios. No entanto, é uma realidade que nas últimas semanas o AMR23 deu um passo atrás em relação ao restante dos carros que lutam para ser a segunda força no grid.

No início, a Aston Martin se destacava com um carro muito veloz em curvas mais lentas, e por conta disso, o próprio Fernando Alonso previu que suas melhores oportunidades viriam em Mônaco, Hungria e Singapura. Apesar de sua previsão ter sido cumprida em Monte Carlo, após várias corridas com muitas dúvidas, Hungaroring confirmou a má notícia para eles.

No entanto, Mike Krack, chefe da Aston Martin, parece não querer dar desculpas para o mau desempenho do AMR23. Ele falou sobre as palavras do piloto espanhol e explicou o motivo da queda para a equipe.

"Na época, Fernando estava dizendo isso, obviamente a situação também era diferente em termos de competitividade. Acho que, nesse meio tempo, vimos outras equipes se recuperarem e adicionarem desempenho ao carro que não igualamos", disse Krack nesta quinta-feira.

"Então, essa é a principal razão pela qual caímos e por que fomos mais lentos do que esperávamos".

Em um fim de semana com corrida sprint no sábado e o fim de semana em um formato diferente, com apenas uma sessão de treino livre, as equipes evitam de trazer atualizações para a pista. Além disso, a previsão do tempo prevê chuva durante todo o evento. Mesmo assim, Krack confirmou que a equipe trará atualizações, com uma mudança na asa traseira e um assoalho revisado.

Quando questionado sobre quão desafiador será trazer essas novidades nestas circustâncias, ele comentou: “Obviamente é um grande desafio. Correr na chuva para, digamos, entender seu carro, é provavelmente o pior caso. Mas, que opções temos? Não podemos dizer que não viemos a Spa, levamos o carro como está, vamos colocar o que temos e tentarmos fazer o nosso melhor.”

Além da corrida na Bélgica, essas novidades da Aston Martin devem voltar para o GP da Itália, em Monza, e também em Las Vegas, em novembro, assim como as rivais Mercedes e Ferrari.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com