O fim de semana da Fórmula 1 em Monza está apenas começando, mas os fãs já estão marcando presença no autódromo italiano e, nesta quinta-feira (31), uma manifestação chamou a atenção, defendendo o título da temporada de 2008 para o brasileiro Felipe Massa.

O banner vermelho e amarelo com os dizeres "Felipe Massa - Campeão do Mundo de 2008" foi colocado na cerca de proteção da reta principal pela Scuderia Ferrari Club Caprino Bergamasco, um dos vários fã-clubes de tifosi que devem marcar presença no fim de semana.

A faixa foi colocada de forma estratégica, sendo posicionada bem em frente à garagem da Ferrari em Monza para o fim de semana.

Massa estará presente em Monza neste fim de semana, sendo sua primeira aparição no paddock desde que iniciou o processo de judicialização da temporada de 2008.

Entenda o caso

A história em torno do campeonato de 2008 voltou à tona no começo de 2023 graças a Bernie Ecclestone. Em entrevista ao site F1-Insider, o ex-chefão da F1 disse que ele e o então presidente da FIA, Max Mosley, sabiam da situação “durante a temporada de 2008”.

Ele acrescentou: “Decidimos não fazer nada por enquanto. Queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um grande escândalo. Por isso usei línguas angelicais para persuadir meu ex-piloto Nelson Piquet a manter a calma".

“Naquela época, havia uma regra de que uma classificação ao campeonato mundial após a cerimônia de premiação da FIA no final do ano era intocável. Então Hamilton, atualmente da Mercedes, foi presenteado com o troféu e estava tudo bem".

Pouco depois, foi a vez do Motor1 trazer à tona uma série de entrevistas que revelavam que Mosley e o então diretor de provas da F1, Charlie Whiting, foram informados sobre o Crashgate durante o fim de semana do GP do Brasil de 2008, optando por não agir.

Dias depois, durante a estreia da temporada 2023 da Stock Car, Massa revelou com exclusividade ao Motor1 que pretendia judicializar o resultado da temporada de 2008 com base nas declarações que vieram à público, adotando posteriormente uma estratégia silenciosa por orientação de seus advogados.

Recentemente, o Motor1 foi um dos poucos veículos no mundo a ter acesso à carta feita pelo corpo jurídico de Massa endereçada à FIA e à F1, um primeiro passo no processo segundo as leis britânicas, acusando Ecclestone e Mosley de "conspiração" e de "violarem as regras do esporte".

Na carta, era cobrada uma resposta substancial em um período de 14 dias mas, conforme reportado pelo Motor1 na última quarta-feira (31), o pedido de extensão desse prazo não caiu bem com Massa, que deve dar sequência ao processo.

Crédito de imagem: Tobi Grüner

 
Envie seu flagra! flagra@motor1.com