Especulado há pelo menos dois anos, o lançamento de inédita versão híbrida da picape Hilux parece cada vez mais perto de se tornar realidade. Prova disso vem da própria Toyota, que pouco a pouco libera informações e confirma detalhes a respeito do conjunto. Segundo a marca, o sistema será do tipo híbrido-leve e virá associado ao atual motor 2.8 turbodiesel.
A novidade chegará ao portfólio da Hilux em 2024 e alcançará mercados como Austrália, África do Sul e América Latina. De acordo com a Toyota, a Hilux híbrida terá melhor experiência de condução, eficiência de combustível otimizada e arranques mais silenciosos, em oposição às funções tradicionais de arranque acionadas por engrenagens.
Ao todo, o sistema híbrido-leve usado pela Hilux terá três componentes principais: um gerador elétrico acionado por correia (que substituirá o alternador convencional do motor); uma bateria de 48V; e um conversor. A Toyota afirma que o conjunto fornecerá torque aprimorado, funções de partida/parada mais suaves, frenagem regenerativa e economia de combustível de até 10% na comparação com motores somente diesel.
Na prática, o sistema não chega a ter a eficiência de um híbrido completo ou do tipo plug-in, mas é o caminho mais rápido e fácil para eletrificar um veículo. Além da picape Hilux, o sistema chegará também ao SW4 e outros utilitários a diesel da marca vendidos mundo afora, como o Prado. A Toyota também disse que o novo sistema foi desenvolvido pensando no off-road e não afetará o desempenho e as capacidades de reboque dos modelos.
Os componentes serão estrategicamente posicionados e permitirão ao veículos transpor trechos alagados com profundidade de até 700 mm. A Toyota afirma que, devido à natureza leve dos componentes, o sistema também pode ser instalado em motores existentes.
A marca só não deixou claro se a tecnologia chegará à Hilux e ao SW4 atuais ou aos modelos de nova geração. De todo modo, fica torcida para a segunda hipótese. Sobre a nova linhagem, já sabemos que terá como base a arquitetura TNGA-F - versão desenvolvida especialmente para veículos construídos com carroceria sobre chassi.
Trata-se da mesma plataforma já adotada por modelos como Land Cruiser, Tundra e Sequoia, e que recentemente foi adotada também pela nova geração da Tacoma (prima da Hilux vendida na América do Norte).
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