A Honda Biz é a segunda moto mais vendida do Brasil. Seu apelo de preço mais baixo em conjunto ao fato de ela dispensar o uso de embreagem tornam o modelo bastante atrativo para alguns compradores. Oferecida nas versões 110i e 125 Flex, a Honda Biz acaba de receber mudanças para a linha 2024.
O site nacional da Honda Motos do Brasil já está exibindo a nova Biz 2024 para ambas as configurações da motoneta. Pelo que a página, a marca não fez nenhuma alteração nas motos, que segue com as mesmas linhas gerais, mecânica e equipamentos desde 2017, quando o modelo atual foi apresentado no finado Salão Duas Rodas como linha 2018. Esta permanece sendo a 4ª geração da moto. Na linha 2023, a versão 125 recebeu apenas uma nova cor.
Começando pela Honda Biz 110i 2024, a versão entrada da moto subiu o preço de R$ 11.000 para R$ 11.440, com reajuste de R$ 440, valores que não incluem frete. Com 97 kg de peso, ela é dotada de um propulsor monocilíndrico de 109,1 cm3 refrigerado a ar. É o mesmo da Pop 110i e roda somente com gasolina.
A Biz 110i consegue entregar 8,33 cv de potência a 7.260 rpm e 0,89 kgfm de torque a 5.500 rpm. Ambas contam com câmbio de 4 marchas e embreagem com acionamento automático, mas a 125 tem um motor de 124,9 cm3 flex desenvolvendo até 9,2 cv de potência a 7.500 rpm e 1,04 kgfm de torque a 3.500 rpm.
Mais barata, a Honda Biz 110i conta com cavalete central, partida elétrica, marcador de combustível, porta capacete sob o assento com tomada 12V, gancho no escudo para sacolas, painel de instrumentos analógico, rodas raiadas e freios a tambor com acionamento combinado. Já a Honda Biz 125 acrescenta ainda as rodas de liga leve, freio a disco dianteiro, opções de pintura bicolor e painel de instrumentos digital com tela de LCD.
Na ciclística, a Honda Biz faz parte de uma categoria de alto volume, mas com poucas opções: as motonetas. Por definição, são modelos com chassi tubular monobloco (sem subconjuntos) e que possuem transmissão mecânica, mas dispensam o uso de embreagem. Tanto a 110i quanto a 125 compartilham o mesmo chassi.
Elas também trazem o mesmo conjunto ciclístico. Ele é formado por suspensão dianteira com garfo telescópico de 100 mm de curso, enquanto a traseira tem duplo amortecedor e 85 mm de curso. As rodas têm 17 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira. Uma das poucas diferenças é que a Biz 110i tem rodas raiadas e na Biz 125 as peças são de liga leve.
Uma mudança importante está nos freios. A opção mais barata da linha traz tambor de 130 mm de diâmetro na dianteira e de 110 mm na traseira. A mais cara também tem freio a tambor atrás, mas na frente já conta com disco de freio de acionamento hidráulico com 220 mm de diâmetro. Para ambas, os pneus têm medidas 60/100-17 e 80/100-14, respectivamente para dianteira e a traseira.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos