A chegada do novo Peugeot 208 com motor 1.0 turbo promete mexer com o segmento dos hatches compactos topo de linha. Recém-apresentado, o 208 já se colocou como o mais potente nessa categoria. Tradicionalmente, os três modelos que dominam o segmento são os Volkswagen Polo, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.
Agora, colocamos frente a frente os quatro hatches 1.0 turbo completos para mostrar o que cada um deles entrega para a categoria. O Volkswagen Polo será representado pela versão Highline TSI170 automática; o Chevrolet Onix aparecerá na versão Premier; o Hyundai HB20 vem na versão Platinum Plus; e o Peugeot 208 será representada pela versão Griffe. Todos eles contam com motores 1.0 turbo flex de três cilindros e alguma forma de transmissão automática.
Já com um ano de mercado, a última grande mudança do VW Polo chegou em setembro do ano passado para a linha 2023. Na versão mais completa, o hatch já entrega faróis de LED, controle de estabilidade, 4 airbags, rodas de liga leve de 16”, bancos e portas com couro sintético, painel de instrumentos digital de 10”, carregador wireless para smartphones, ar-condicionado digital automático, central multimídia VW Play, seis alto-falantes, faróis com acendimento automático, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e sensor de chuva.
Na versão mais completa, o Chevrolet Onix Premier conta com controle de estabilidade, 6 airbags, rodas de liga leve de 16”, bancos de couro, carregador wireless para smartphones, ar-condicionado digital automático, acendimento automático dos faróis, alerta de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, câmera de ré, chave presencial para acesso e partida, controle de cruzeiro, central multimídia MyLink com tela de 8" e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Bluetooth, som com 6 alto-falantes e Wi-Fi.
O Hyundai HB20 Platinum Plus é o que mais aposta em segurança. Além de equipamentos de conforto e comodidade similares aos dos rivais, tem o pacote Smartsense. Ele traz de série frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência e centralização em faixa e farol alto adaptativo, entre outros. Já tem também painel digital, rodas de liga leve de 16", retrovisores de rebatimento elétrico, chave presencial com partida do motor por botão e lanternas em LED.
O mais novo-entrante da lista, o Peugeot 208 Griffe com motor 1.0 turbo traz de série controle de estabilidade, multimídia com tela de 10,3 polegadas, conectividade sem fio, carregador de celular sem fio, faróis de LED, 6 airbags, painel de instrumentos digital, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. Dos quatro nesta lista, é o único a oferecer teto panorâmico de série.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora