Volvo EX30 chega ao Brasil custando menos que um Jeep Compass diesel
SUV elétrico de entrada tem até 476 km de autonomia e 276 cv de potência; preços começam em R$ 219.950
Revelado globalmente em junho, o Volvo EX30 nasceu para ser o elétrico mais barato da marca. Confirmado para o Brasil desde o lançamento, o SUV já começa a chegar por aqui em pré-venda, sendo oferecido em quatro versões, com duas opções de bateria diferentes.
A versão de entrada é a Core Single Engine (51kWh), partindo de R$ 219.950. Uma acima, a Core Single Engine Extended Range (69 kWh) já sai por R$ 239.950. A próxima versão é a Plus Single Engine Extended Range (69 kWh), com preço anunciado de R$ 264.950. Por último, a configuração mais completa - e cara - do Volvo EX30 no Brasil será a Ultra Single Engine Extended Range (69 kWh), por R$ 279.950. Os clientes que comprarem durante a oferta de pré-venda vão receber como benefício um carregador portátil e um wallbox de 7,4 kW de potência.
Galeria: Novo Volvo EX30 2024 - fotos oficiais (BR)
Volvo EX30: desempenho, autonomia e medidas
Todas as configurações do Volvo EX30 oferecidas no Brasil são equipadas com um motor elétrico instalado no eixo traseiro. Ele é capaz de entregar 276 cv de potência e 34,9 kgfm de torque. A diferença fica por conta da capacidade do conjunto de baterias. A versão de entrada Core Single motor tem 51 kWh, enquanto as demais (Extended Range) contam com 69 kWh. Com isso, a versão mais barata acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, enquanto as outras versões cumprem a tarefa em 5,3 segundos.
Por conta da diferença de capacidade, as baterias entregam autonomias diferentes no Volvo EX30. Pelo ciclo de testes WLTP, global, a menor consegue rodar até 344 km entre recargas. Já a maior eleva a autonomia para 476 km sem a necessidade de parar para realizar uma recarga. A Volvo informou que o EX30 tem capacidade de usar carregadores ultra-rápidos com até 153 kW de potência, dependendo da versão. Com ele, o tempo de recarga de 10% a 80% ocorreria em pouco mais de 25 minutos, de acordo com a empresa.
Nas medidas, o Volvo EX30 tem 4.233 mm de comprimento (pouco menos que o XC40), 1.836 mm de largura, 1.549 mm de altura e 2.650 mm de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para acomodar até 400 litros de bagagem.
Versões, preços e itens de série
EX30 Core Single Motor e Core Single Motor Extended Range
- Multimídia com Google nativo e Apple Car Play sem fios
- 6 airbags
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Condução semi-autônoma
- Câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro
- Monitor de ponto cego
- Assistente de permanência em faixa
- Sensor de chuva
- Chave presencial
- Ar-condicionado automático
- Rebatimento elétrico de retrovisores
- Monitoramento da pressão dos pneus
- Faróis de LED com acendimento automático e assistente de farol alto
- Rodas de 18"
EX30 Plus Single Motor Extended Range
Itens da Core mais:
- Duas tomadas USB-C para o banco traseiro
- Carregador de celular por indução
- Sistema de som Harman Kardon com 9 alto-falantes
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Espelhos externos e interno fotocrômicos
- Iluminação interna ambiente
- Abertura e fechamento elétricos do porta-malas
- Ar-condicionado automático de 2 zonas
- Rodas de 19"
EX30 Ultra Single Motor Extended Range
Itens da Plus mais:
- Bancos dianteiros com regulagem elétrica
- Câmeras com visão 360 graus
- Assistente de baliza
- Chave presencial com partida remota
- Teto panorâmico
- Espelhos com memória de posição
- Rodas de 20"
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Kia diz que sua picape rival da Hilux é mais bonita pessoalmente
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Sabotagem econômica barra mercado de 3 milhões de veículos
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência