Revelado globalmente em junho, o Volvo EX30 nasceu para ser o elétrico mais barato da marca. Confirmado para o Brasil desde o lançamento, o SUV já começa a chegar por aqui em pré-venda, sendo oferecido em quatro versões, com duas opções de bateria diferentes.
A versão de entrada é a Core Single Engine (51kWh), partindo de R$ 219.950. Uma acima, a Core Single Engine Extended Range (69 kWh) já sai por R$ 239.950. A próxima versão é a Plus Single Engine Extended Range (69 kWh), com preço anunciado de R$ 264.950. Por último, a configuração mais completa - e cara - do Volvo EX30 no Brasil será a Ultra Single Engine Extended Range (69 kWh), por R$ 279.950. Os clientes que comprarem durante a oferta de pré-venda vão receber como benefício um carregador portátil e um wallbox de 7,4 kW de potência.
Todas as configurações do Volvo EX30 oferecidas no Brasil são equipadas com um motor elétrico instalado no eixo traseiro. Ele é capaz de entregar 276 cv de potência e 34,9 kgfm de torque. A diferença fica por conta da capacidade do conjunto de baterias. A versão de entrada Core Single motor tem 51 kWh, enquanto as demais (Extended Range) contam com 69 kWh. Com isso, a versão mais barata acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, enquanto as outras versões cumprem a tarefa em 5,3 segundos.
Por conta da diferença de capacidade, as baterias entregam autonomias diferentes no Volvo EX30. Pelo ciclo de testes WLTP, global, a menor consegue rodar até 344 km entre recargas. Já a maior eleva a autonomia para 476 km sem a necessidade de parar para realizar uma recarga. A Volvo informou que o EX30 tem capacidade de usar carregadores ultra-rápidos com até 153 kW de potência, dependendo da versão. Com ele, o tempo de recarga de 10% a 80% ocorreria em pouco mais de 25 minutos, de acordo com a empresa.
Nas medidas, o Volvo EX30 tem 4.233 mm de comprimento (pouco menos que o XC40), 1.836 mm de largura, 1.549 mm de altura e 2.650 mm de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para acomodar até 400 litros de bagagem.
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