A BMW Motorrad já anunciou um investimento de R$ 50 milhões no Brasil. A injeção de capital será usada tanto para o lançamento de novos modelos quanto para a ampliação de sua linha de montagem em Manaus (AM). Agora, a empresa informou que parte desta ampliação já está operando, mas não será a última.
De acordo com Alex Donatti, diretor da fábrica, trata-se de uma das etapas do processo, cujo objetivo principal, na verdade, é ainda maior. “No total, nossa capacidade de produção aumentará em 33%, isto é, para 20 mil motos e essa ampliação parcial de 13% (15 mil atuais para 17 mil) é um passo nessa direção".
Fábrica da BMW em Manaus (AM) chega a 100 mil motos produzidas
Ainda como resultado desse investimento, a planta também avançou em tamanho, autonomia e sustentabilidade. Isso porque, em março deste ano, foi inaugurado o prédio 3 da fábrica, (1) aumentando a área de 10.000 m² para 15.000 m², (2) proporcionando a concentração das operações de distribuição de motos para todo o Brasil e (3) gerando um impacto positivo em termos de sustentabilidade, com projeção de queda em torno de 35% nas emissões de CO2.
Ainda como parte desse investimento, a planta também avançou em tamanho, autonomia e sustentabilidade. Em março, foi inaugurado o prédio 3 da fábrica, aumentando a área de 10.000 m² para 15.000 m². Isso proporcionou a concentração das operações de distribuição de motos para todo o Brasil e gerou um impacto positivo em termos de sustentabilidade, com projeção de queda em torno de 35% nas emissões de CO2, nas contas da empresa.
Entre os lançamentos que fazem parte dos investimentos da BMW no Brasil, dois já foram apresentados. O primeiro foi o da F 900 R. Mais recentemente, foi a vez da S 1000 RR renovada começar a ser produzida aqui também. A planta de Manaus ainda é responsável pela fabricação das BMW R 1250 GS Adventure, BMW R 1250 GS, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 750 GS, BMW F 850 GS Adventure e BMW F 850 GS.
A BMW também prometeu ainda para 2023 o lançamento de uma scooter média inédita para o Brasil, marcando o retorno da marca para o segmento. É a C 400 X, que foi apresentada há mais de dois anos na Europa. É uma opção com pegada mais aventureira da C 400, scooter média que a BMW oferece há alguns anos naquele mercado.
A C 400 X será lançada no mercado brasileiro no segundo semestre deste ano, com motor monocilíndrico de 350 cm3, potência máxima de 34 cv a 7.500rpm e torque máximo de 3,5 kgfm a 5.750rpm. A transmissão é automática do tipo CVT (continuamente variável). No modelo europeu, a moto já conta com acelerador eletrônico.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil