Novo Toyota Yaris Sedan alcança nota máxima em teste de segurança
Cotado para o Brasil em 2025, sedã registrou 5 estrelas nas provas de impacto realizadas na Ásia
Submetida aos testes de segurança do ASEAN NCAP (principal órgão avaliador de veículos do sudeste asiático), a nova geração do Toyota Yaris Sedan obteve resultados bastante animadores. De acordo com o relatório divulgado, o modelo conquistou nota máxima de 5 estrelas e atendeu aos requisitos do mais recente protocolo de avaliação do órgão, válido para o período 2021-2025.
A proteção para ocupante adulto registrou 35,25 pontos em 40 pontos possíveis, enquanto a proteção para ocupante infantil foi de 16,64 pontos em 20 possíveis. No quesito assistência à segurança a nota foi de 16,08 pontos em 20, graças principalmente à presença de frenagem autônoma de emergência e outros recursos de auxílio à condução. Por fim, o sedã marcou 10,73 pontos na proteção para motociclistas.
"O ASEAN NCAP está satisfeito com o compromisso da Toyota em garantir a segurança dos ocupantes do veículo e de outros usuários da estrada, equipando o sedã com várias tecnologias de assistência à segurança para protegê-los de incidentes imprevistos durante a condução nas estradas”, disse o relatório.
O Yaris Sedan avaliado foi da versão G, produzido na Malásia para o mercado interno. A nota também vale para outras variantes do sedã fabricadas na Tailândia para países como Brunei, Indonésia, Laos e Camboja. Dependendo da região da Ásia, vale pontuar, o modelo recebe o nome de Vios ou Yaris Ativ no lugar de apenas Yaris.
Nesta nova geração, o Yaris Sedan mede 4.425 mm de comprimento (+ 5mm), 1.740 mm de largura (+ 10 mm), 1.480 mm de altura (+5 mm) e 2.620 mm de entre-eixos (+ 70 mm). O porta-malas acomoda até 475 litros, contra 473 litros do modelo anterior ainda vendido no Brasil. A plataforma DNGA (variante simplificada da TNGA do Corolla) é a mesma adotada pelo Yaris Cross, que será produzido no Brasil em 2024.
Por aqui, o lançamento do novo Yaris Sedan também é aguardado e, como hoje, deverá contemplar produção nacional. Executivos consultados por Motor1.com reforçaram a importância do modelo no nosso mercado, além da estratégia de oferecê-lo como opção no segmento de sedãs abaixo do Corolla. Na prática, três-volumes seguirá como um dos principais rivais do Honda City por aqui. A oferta de versões híbridas vem sendo bastante cogitada.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Toyota Yaris ganhará versão híbrida na Ásia; e no Brasil?
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Depois da Argentina, novo Toyota Yaris Sedan 2024 é registrado no Brasil
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Semana Motor1.com: Adeus a Ken Block, Hilux mais difícil de capotar e mais
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Toyota Yaris: em 1 ano após mudanças, preços ficam até R$ 5 mil mais caros