Há algum tempo, a Volkswagen trouxe o Golf MK8 e a sua perua para alguns testes. Naquele momento, executivos da marca já descartaram que a dupla seria vendida por aqui e, na verdade, aquele era o começo dos testes com o sistema híbrido-leve de 48 volts no Brasil. Como o Golf e Golf Variant usam a plataforma MQB e são MHEV na Europa, são bases perfeitas para esses testes.
Apesar de usarem o motor 1.5 turbo, ele é da mesma família do nosso conhecido 1.4 turboflex. O sistema MHEV usa um motor de partida/gerador de baixa potência ligado ao virabrequim para dar força extra em algumas situações onde o motor a combustão é mais exigido, como acelerações e retomadas, alimentado por uma pequena bateria. E aqui está o sistema híbrido-flex que a Volkswagen deve apresentar nos próximos anos.
"O primeiro modelo com o sistema tem que ter um valor agregado mais alto, para pagar os custos de desenvolvimento", nos disse um executivo na época. Como o Golf foi o modelo que chegou aqui para testar o MHEV, a plataforma escolhida no primeiro momento é a MQB, hoje produzida na região apenas com o Taos, o SUV médio.
Esta unidade camuflada foi flagrada pelo Auto+. Pode parecer estranho, mas as montadoras usam unidades camufladas, mesmo sem mudanças visuais para esconder, como uma forma de evitar problemas, como furtos e roubos. O Taos na rua indica que os testes com o MHEV estão acontecendo e deve ser uma das novidades quando o SUV for reestilizado. A VW registrou o visual do Taos chinês no Brasil. Todo esse conjunto deve ser apresentado entre o fim de 2024 e 2025, com a produção na Argentina.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Volkswagen Taos Highline 2024 tem promoção com R$ 26.000 de desconto
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo Volkswagen Taos 2025 já está à venda nos EUA por menos de R$ 150.000