Sucesso pelo design. Oliver Blume, o número um do Grupo Volkswagen, não falou em alemão na coletiva de imprensa do IAA Mobility 2023, ou Salão do Automóvel de Munique, mas todos entenderam a essência da nova estratégia do Grupo Volkswagen. A partir de agora, o design vem em primeiro lugar, e assim, o 'Grupo Volkswagen será uma empresa liderada pelo design'.
A nova visão estratégica marca uma mudança importante na narrativa que elimina os conceitos grandiosos (e muitas vezes incompreendidos pelos clientes) sobre a mobilidade do futuro e a eletrificação em massa.
Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen
O objetivo declarado é emocionar novamente as pessoas que compram um carro. O não dito é que essa visão é ditada pela eletrificação, que reduz as diferenças tecnológicas e de desempenho, bem como pela invasão de produtos chineses de todos os tipos, preços e formas.
E é exatamente na variável 'forma' que uma parte significativa do jogo será disputada, capitalizando o que uma nova marca não pode nem ter nem comprar: a história e, portanto, o legado estilístico.
VW ID.2all
A ideia de que o design dos futuros modelos do Grupo Volkswagen seria inspirado nos modelos mais icônicos do passado era um rumor que circulava há muito tempo.
Nos últimos meses, no entanto, a indiscrição parecia ter sido negada, após algumas trocas de palavras entre os executivos da empresa durante entrevistas conduzidas por agências de notícias internacionais, como a Automotive News Europe ou Reuters.
Em Munique, a 'mudança de rumo' para a qual o próprio Blume foi convocado foi oficializada de uma vez por todas.
Durante a conferência, foram mencionados os 'nomes e sobrenomes' de alguns modelos simbólicos, como o Golf MK1, o Fusca, o Porsche 911, o Audi Sport Quattro, o Audi TT e o Lamborghini Countach. Carros evocativos que permaneceram no coração de muitos entusiastas e que serão usados para reacender o interesse pelo automóvel, independentemente da tecnologia de propulsão.
Ainda é cedo para entender como tudo isso se traduzirá em 'carros de produção em série', mas podemos usar a imaginação observando atentamente os conceitos apresentados nos últimos meses e agora no Salão de Mônaco.
O embaixador da nova visão do Grupo Volkswagen é o ID. GTI, que possivelmente antecipa a o sucessor do Volkswagen Golf encarnado em um modelo elétrico e confirma a intenção de continuar desenvolvendo versões esportivas, capitalizando a força evocativa dessas três letras vermelhas.
Volkswagen ID. Buzz 2023
Vale lembrar que a saudosa Kombi é um exemplo real e aplicado globalmente. Anunciada para o Brasil, a nova ID. Buzz é sucesso absoluto na Europa e mostra que a estratégia realmente deve funcionar. Se tem algo que as marcas chinesas não possuem, é um legado histórico deste porte.
No entanto, existe um contraponto importante à ideia de se inspirar nos ícones do passado para projetar os carros do futuro: a Cupra, a marca espanhola que se autodenomina 'uma marca sem herança', terá a missão de se destacar, experimentando novos conceitos estilísticos para conquistar novas gerações de entusiastas. E, se houver dúvidas sobre a coragem de ousar, o Dark Rebel apresentado aqui em Mônaco as dissipou instantaneamente.
O Grupo Volkswagen inicia uma verdadeira metamorfose.
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